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Bancos digitais já são os preferidos de 45,5% dos brasileiros; total de contas passa de 1 bilhão em 2022, diz idwall

Os bancos digitais já são os preferidos por 45,5% dos brasileiros. A participação vem crescendo ano a ano e em breve pode superar a preferência por bancos tradicionais. No ano passado, as contas nessas fintechs passaram de 1 bilhão. Os dados são da 5a. edição do Ranking de Onboarding, pesquisa realizada pela idwall, plataforma de verificação de identidade, gestão de riscos e onboarding digital, em parceria com o Cadarn Consultoria. foram ouvidos mais de dois mil clientes em 23 instituições financeiras. 

A proporção de pessoas com contas em bancos tradicionais e digitais chegou a um inédito equilíbrio, sendo 13,5% relacionados a bancos digitais, e 13,7% a bancos tradicionais. Em 2021, a porcentagem era de 13,0% e 22,4%, respectivamente – a proporção dos usuários que têm conta nos dois tipos de instituições segue aumentando desde 2019, chegando a 72,8% em 2022. Somando os que têm contas nos dois tipos de instituição com os que têm apenas em bancos digitais, mais de 86% já aderiram a fintechs.

Segundo a pesquisa, o numero de contas por pessoa passou de 3,5 em 2020 para 5,2 em 2022, o que faz do Brasil um dos países mais bancarizados e com a maior digitalização financeira do mundo, diz Rafael D’Ávila, Chief Revenue Officer da idwall. 

A digitalização, a facilidade no processo de abertura de conta e a busca por diversidade de benefícios são fatores determinantes para o aumento no número de vínculos financeiros e, consequentemente, de compartilhamento de dados e exposição ao risco de fraudes. Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 30% dos respondentes afirmaram ter sofrido golpes digitais, vazamento de dados, fraude ou clonagem do cartão nos últimos 12 meses. Em contrapartida, 59% dos usuários estão dispostos a compartilhar informações com instituições financeiras para aumentar a segurança digital.

Além de todos os números relevantes do estudo, o Ranking de Onboarding 2022 mostra a classificação de preferência dos usuários, por meio da avaliação de 23 instituições financeiras divididas em dois grupos: bancos tradicionais e bancos digitais, cujos processos de cadastro foram realizados integralmente por meio digital (site ou aplicativo).