A digitalização das finanças no Brasil vai mesmo de bem a melhor. Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil,recém divulgada, mostra que em seis meses (de março a agosto último) subiu de 31% para 36% a proporção de brasileiros com smartphone que já tomaram um empréstimo pessoal através de app ou site móvel. A prática é mais comum entre pessoas das classes D e E (38%), que entre aquelas das classes A e B (29%) ou da classe C (35%). Também é mais comum entre homens (38%) que entre mulheres (33%).
Enquanto isso, o Pix cresceu seis pontos percentuais em seis meses como meio de pagamento preferido para compras em apps e sites moveis, indicado dessa forma por 27% dos consumidores móveis nacionais. Isso decorre da sua integração dentro de vários apps de m-commerce, com a facilidade de copiar o código para rápido pagamento. O cartão de crédito ainda lidera, mas caiu de 70% para 67%. E as carteiras digitais baixaram de 5% para 3%.
Outra descoberta interessante da pesquisa foi que o Mercado Pago, do Mercado Livre, já é o terceiro maior banco digital por clientes ativos do país – uma meta que ele próprio previa atingir somente em 2025.
A pesquisa entrevistou 2.044 brasileiros que acessam a internet e têm smartphones entre 16 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança, de 95%.