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Três em cada quatro bancos globais planejam se conectar com fintechs nos próximos 18 meses para impulsionar digitalização

Três em cada quatro bancos globais planejam se conectar com fintechs nos próximos 18 meses para impulsionar digitalização

Mais de 70% dos bancos globais planejam se conectar com fintechs nos próximos dezoito meses para impulsionar seus esforços de digitalização, de acordo com pesquisa realizada pela East & Partners em para a Finastra, empresa de software financeiro com sede em Londres. O estudo, que envolveu 783 entrevistas realizadas em mais de 600 bancos na América do Norte, constatou que a maior proporção dos entrevistados deseja se conectar a uma plataforma de soluções fintech integradas (56%), com apenas 6% preferindo desenvolver capacidades em -casa. Isso é particularmente prevalente na Europa, onde é de 73% e 5%, respectivamente. A reportagem é da Finextra.

As principais motivações incluem a redução dos custos operacionais (46%), a implantação de novas tecnologias com maior facilidade (43%) e um alinhamento mais próximo com a evolução das necessidades ESG e de conformidade (37%).

A transformação digital para melhorar a experiência do cliente continua sendo uma prioridade, com instituições globais investindo uma média de US$ 367,6 milhões em transformação em 2023. Os bancos europeus estão investindo substancialmente mais, com uma média de US$ 886 milhões. No entanto, apenas 1 em 5 sente que está à frente em sua jornada digital (20%) e 1 em 2 (54%) acredita que está atrás.

“Em um ambiente caracterizado por incerteza, inflação alta, taxas de juros flutuantes e riscos de recessão, os bancos estão sob uma pressão cada vez maior para reduzir os custos operacionais enquanto continuam a melhorar a forma como atendem seus clientes”, diz Isabel Fernandez, vice-presidente de empréstimos da Finastra . “Nossa pesquisa demonstra o reconhecimento dos bancos de que eles não podem navegar sozinhos nessas águas. Em vez disso, eles estão optando por fazer parceria com fintechs, com preferência por se conectar a uma plataforma de soluções fintech integradas, para ajudá-los a se adaptar rapidamente e reduzir custos.”

Os esforços contínuos dos bancos globais para revisar sua arquitetura legada já estão se traduzindo em lucros melhores e produtividade em todo o setor, de acordo com o último relatório Retail Banking Radar da consultoria Kearney. Cobrindo 89 bancos em 21 mercados europeus, o relatório constata que o rendimento por cliente atingiu o seu nível mais elevado desde 2015, situando-se nos 650 euros. 

A produtividade nos últimos 15 anos também aumentou dramaticamente, com a produtividade por funcionário em 2022 quase dobrando (197%) do que era em 2008, e a produtividade por filial quase triplicando (284%).