O número de brasileiros sem conta em bancos ou fintechs diminuiu 73% nos últimos cinco meses. Isso significa mais gente com acesso a serviços financeiros, ou seja, menos desbancarizados.
O incentivo veio do distanciamento social e fechamento de estabelecimentos provocados pela pandemia da Covid 19. A conclusão é de um estudo realizado pela Americas Market Intelligence em parceria com a Mastercard.
A quarentena já vinha estimulando o comércio eletrônico e o uso de novas tecnologias pelos consumidores brasileiros. Por meio de fintechs e bancos digitais, os pagamentos por aproximação e pagamentos em tempo real passaram a fazer parte do cotidiano da população.
“Acreditamos que a inclusão financeira e digital ajuda as pessoas a prosperarem, serem mais produtivas e viverem com mais estabilidade. A chave para o crescimento da inclusão financeira – e, consequentemente a redução do uso do papel moeda- é o aumento da inclusão digital, que deve desempenhar um papel importante nos esforços de recuperação pós pandemia”, afirma João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.
Fonte: Mastercard