SABÁTICO

Co-fundador da Zoop, Fabiano Cruz, deixa a fintech um ano após compra pelo iFood

Empreendedor assinou acordo de "não competição" de dois anos e vai tirar um tempo para "recarregar as baterias"

Fabiano Cruz, agora ex-Zoop
Fabiano Cruz, agora ex-Zoop | Imagem: divulgação

O co-fundador e CEO da Zoop, Fabiano Cruz, deixou a fintech um ano após a venda de 100% do capital ao iFood. Em conversa com o Finsiders Brasil, ele diz que foi uma decisão tomada em conjunto. “Definimos um contrato de transição de um ano, quando conduzimos o processo de integração pós-fusão, buscamos sinergias internas e organizamos a sucessão de maneira estruturada.”

A marca Zoop continuará existindo, de acordo com ele. O comando ficará com Cesario Martins, que chegou no iFood Pago há dois meses, depois de quatro anos à frente da Loopi, tokenizadora de recebíveis que ele fundou. A Zoop fecha o ano fiscal de 2025 (terminado em 31/3) no patamar de R$ 500 milhões, com fluxo de caixa positivo. Isso é quase metade do faturamento do iFood Pago no mesmo período, de R$ 1,2 bilhão. E esse montante, por sua vez, é 15% da receita total do iFood, estimada em torno de R$ 10 bilhões.

Fabiano não quis revelar por quanto vendeu a participação que tinha na Zoop, mas afirmou que a negociação “proporcionou segurança financeira suficiente para garantir tranquilidade para várias gerações da minha família.”

Novos desafios

Fabiano está deixando o comando da fintech após 12 anos à frente do negócio que fundou com Rodrigo Miranda. Ele assinou acordo de “não competição” por dois anos, e vai aproveitar para tirar um sabático para “recarregar as baterias”. Mas admite que, todo como empreendedor, tem dificuldade em ficar parado. “É provável que, em algum momento, eu acabe abraçando novos desafios. Empreender, para mim, sempre foi mais do que uma escolha, é um chamado.”

Um dos principais legados da Zoop, segundo o empreendedor, foi servir de base tecnológica para a fintech do iFood. A fintech operava “nos bastidores” oferecendo infraestrutura white-label de pagamentos, o que permitiu ao iFood lançar em 2019 seu próprio banco digital para restaurantes de forma acelerada. A iniciativa já nasceu grande: 175 mil restaurantes – quase metade dos cerca de 400 mil parceiros do iFood – passaram a utilizar os serviços do iFood Pago, sobretudo a conta digital integrada à plataforma de delivery.