A fintech Neon promoveu seu copresidente Fernando Miranda ao cargo de CEO. O fundador e antigo CEO, Pedro Conrade, assumirá o cargo de presidente executivo do Conselho de Administração. “A mudança chega com o objetivo de impulsionar a estratégia do plano de crescimento da fintech que se aproxima cada vez mais do lucro”, diz a nota enviada pela Neon. Há cerca de um ano e meio na fintech, Fernando está à frente hoje de “grandes projetos, possuindo profundo conhecimento acerca do negócio”.
“Meu foco é impulsionar iniciativas que fortalecem nosso propósito de oferecer serviços financeiros de qualidade e que consolidam nosso crescimento sustentável, garantindo que a Neon continue sendo uma parceira confiável e inovadora para os nossos 32 milhões de clientes em todo o Brasil”, disse Fernando, na nota.
Pedro afirmou que continuará bastante próximo do negócio, apoiando estratégias de longo prazo, atraindo talentos e incentivando novas ideias de produtos. “Como fundador, meu papel é sempre colocar a Neon em primeiro lugar. Tive o privilégio de trabalhar ao lado do Fernando Miranda nos últimos 18 meses e tenho a certeza de que ele é a melhor pessoa para liderar a próxima etapa da nossa jornada”, disse.
Fernando foi vice-presidente do Nubank, após o banco digital ter comprado a Easynvest, do qual ele era CEO. Foi também CEO da Webmotors, diretor no Santander e por quase 10 anos atuou em empresas no EUA e Europa, como country manager do Citibank e CEO do MBank na Suécia. Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, possui formação em Economia pela Universidade de São Paulo, possui MBA em Finanças pela IBMEC e certificado em Negócios Internacionais pela Universidade de Harvard.
Resultados da Neon
O balanço do terceiro trimestre deste ano ainda não saiu, mas deve ser divulgado em breve. No primeiro semestre do ano, foi registrado um aumento de 77% no faturamento da fintech e, no acumulado de 2024, de janeiro a setembro, a alta foi de 62%. Já a carteira de crédito atingiu o montante de R$5,7 bilhões no acumulado do ano, 20% acima do registrado no mesmo período de 2023. Apenas no ano de 2023, a Neon registrou um aumento de 130% em seu faturamento.
A Neon conta atualmente com mais de 32 milhões de clientes e ultrapassou a marca de 100 milhões de transações Pix em outubro. O volume acumulado foi de R$ 39 bilhões no terceiro trimestre deste ano (45% acima do mesmo trimestre de 2023) e R$ 121 bilhões nos nove primeiros meses do ano (crescimento de 65%). Além disso, a Neon possui ainda mais de R$ 4 bilhões investidos em seus CDBs. Em setembro de 2024, a empresa tinha uma carteira de R$ 1,2 bilhão em empréstimos. Nos últimos dois anos, a Receita Média Mensal por Cliente Ativo (ARPAC) da fintech triplicou.