A CashWay, techfin catarinense que oferece soluções para Instituições de Pagamento (IPs), Instituições Financeiras (IFs) e cooperativas, contratou Leo Monte como CEO. O executivo assume o posto com o desafio de expandir a operação. O foco está em empresas de novos setores, como indústria e varejo. Leo entra no lugar de Felipe Santiago, que comandava o negócio desde o início e deixou a empresa recentemente.
O novo CEO já tem relacionamento com a CashWay dos tempos de Sinqia, onde trabalhou nos últimos cinco anos. Na empresa de tecnologia, o executivo liderou as áreas de Inovação e Marketing, assim como o hub de inovação Torq e seu programa de Corporate Venture Capital (CVC), que investiu em mais de 120 startups.
Após a venda da Sinqia em 2023 para a porto-riquenha Evertec, Leo assumiu o plano de expansão internacional do Torq para a América Latina. Ficou na posição até agosto deste ano. Antes, ele teve passagens por empresas como Globo, GR1D e outras. Leo também é um dos criadores da Associação Brasileira de Corporate Venture Capital (ABCVC).
Ele diz que a decisão de virar CEO da CashWay foi uma “decisão natural” tendo em vista seu conhecimento do setor e a afinidade estratégica com os fundadores e investidores da empresa. “Já acompanho o trabalho da CashWay desde o aporte que liderei na Sinqia em 2021 e o trabalho como conselheiro, e vi uma oportunidade de agregar valor em uma empresa que tem muito potencial”, afirmou ele, em nota.
Novos mercados
De acordo com Leo, o foco é criar uma operação mais robusta. A ideia é avançar em novos mercados que podem se beneficiar de soluções financeiras, como indústrias, varejistas, companhias de telecomunicações e outras. “Estamos preparados para diversificar nossa entrega de valor e elevar a qualidade da nossa receita, oferecendo soluções que se integram à estratégia das empresas”, disse.
Segundo o CEO, a diversificação de perfil de cliente não significa abandonar os serviços para instituições reguladas, como core banking e Pix. “Continuaremos atendendo a essas demandas em constante crescimento, mas temos a intenção de acelerar fortemente para esses outros nichos, que representam um mercado de alta escala”, afirmou Leo.
Fundada em 2019 a partir da fusão entre as empresas de tecnologia Leosoft e Biti, a CashWay começou atendendo cooperativas de crédito e ao longo do tempo foi expandindo para outros tipos de instituições dentro do setor financeiro. Além do Torq, a CashWay tem como investidores a Darwin Startups e a Invisto.