CASA NOVA

Solfácil contrata Mateus Neves como responsável pela área de tecnologia

Na startup, o executivo terá a missão de fortalecer a frente tecnológica, com foco no uso de Inteligência Artificial (IA)

Mateus Neves/Solfácil
Mateus Neves/Solfácil | Imagem: divulgação

A Solfácil, ecossistema de soluções solares que inclui uma fintech, anunciou a chegada de Mateus Neves para o chefiar a área de tecnologia. No mercado, essa posição é conhecida como Chief Technology Officer, ou CTO, na sigla em inglês). O executivo tem passagens por empresas de inovação no agro como Seedz e Gaivota, na qual foi cofundador e CTO.

Em nota, a Solfácil disse que ele assume com a missão de fortalecer a frente tecnológica da empresa. O foco será no uso de Inteligência Artificial (IA) para apoiar integradores e ampliar a eficiência de produtos e processos.

Mateus tem doutorado (PhD) pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. O executivo também atuou em iniciativas em parceria com o Departamento de Energia dos EUA, voltadas à sustentabilidade e eficiência energética.

Automação e análise de dados

Entre os desafios à vista, está o desenvolvimento de soluções que combinem automação e análise de dados “sem abrir mão do olhar humano” na tomada de decisão. “Nosso objetivo é criar ferramentas eficientes, seguras e escaláveis. A Inteligência Artificial terá papel estratégico, mas sempre como apoio ao conhecimento dos especialistas”, afirmou na nota o novo CTO.

Sua chegada coincide com um momento de aceleração tecnológica da Solfácil, que recentemente atualizou suas plataformas de financiamento e distribuição e ampliou o portfólio com produtos como baterias, após captar R$ 1 bilhão em Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) para financiar projetos solares.

A empresa disse ainda que além do currículo, o perfil de Mateus foi um dos fatores que contribuíram na escolha. “A trajetória dele tem tudo a ver com os valores da Solfácil. Ele chega para somar justamente no momento em que queremos acelerar o desenvolvimento da nossa plataforma e avançar nos desafios tecnológicos que temos pela frente no setor solar”, completou Natália Grieco, vice-presidente de RH da Solfácil.