LIDERANÇA

Tatiana Aranguiz é a nova superintendente executiva da Abipag

Executiva tem passagens por escritórios de advocacia, Procon-RJ e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Tatiana Aranguiz/Abipag
Tatiana Aranguiz/Abipag | Imagem: Divulgação

A Associação Brasileira de Instituições de Pagamento (Abipag) acaba de anunciar Tatiana Aranguiz como nova superintendente executiva. Em nota, a entidade informa que ela chega para fortalecer a equipe em um contexto de crescimento da associação.

Com mais de 15 anos de experiência na área jurídica, Tatiana passou por escritórios como Siqueira Castro Advogados; Pacheco, Gomes e Guimarães; e Barcellos Tucunduva (BTLAW). Além disso, atuou no Procon-RJ e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A executiva assume o posto na Abipag num momento em que a associação vem participando de discussões estratégicas no setor de pagamentos. Entre elas estão, por exemplo, agenda evolutiva de Pix e Open Finance, split payment (parte da reforma tributária) e medidas de prevenção e combate a fraudes.

“A chegada de Tatiana Aranguiz reflete o compromisso da Abipag em continuar evoluindo e contribuindo para o desenvolvimento do setor de pagamentos no Brasil”, afirmou a entidade, em nota ao Finsiders Brasil.

A Abipag nasceu em 2016, três anos depois da publicação da famosa Lei 12.865, conhecida no mercado como “lei das IPs”. Ela regulamentou as atividades dos arranjos de pagamento e instituições de pagamento (IPs) e, assim, proporcionou o desenvolvimento de grande parte das fintechs no Brasil.

Passados 11 anos, o mercado hoje tem muito mais concorrência. Basta observar a quantidade de IPs autorizadas a funcionar pelo Banco Central – atualmente são mais de 160 instituições, contra 115 ao final de 2023.