UM CONTEÚDO OVOCOM

Bioplástico da ERT, investida pelo CVC da Positivo, vai embalar computadores

A ERT recebe investimentos e apoio estratégico da Positivo Tecnologia, a partir do Programa de Corporate Ventura Capital

Embalagem da Positivo com bioplástico - Imagem:dDivulgação
Embalagem da Positivo com bioplástico - Imagem:dDivulgação

O bioplástico 100% biodegradável e compostável da greentech ERT Bioplásticos vai embalar os computadores das marcas da empresa Positivo Tecnologia.

A ERT é pioneira no Brasil na produção da resina 100% biodegradável e compostável em escala industrial. A greentech recebe investimentos e apoio estratégico da Positivo Tecnologia, a partir do seu programa de Corporate Venture Capital (CVC).

A estimativa é que, por mês, cerca de 25 mil equipamentos das linhas Positivo e VAIO cheguem ao mercado com o material que, depois do uso, vira adubo em até 180 dias. 

Assim, a substituição do plástico comum (derivado de petróleo) pela opção biodegradável da ERT, a partir da fermentação da cana-de-açúcar, evitará que mais de quatro toneladas de resíduo plástico vão parar em lixões, aterros e oceanos apenas no primeiro ano.

Computador “verde”

A iniciativa é parte de um movimento da Positivo Tecnologia em direção a um “computador verde”, com componentes que não gerem resíduos plásticos nem agridam o meio ambiente ao fim da vida.

Os sacos para os computadores, porém, sairão de Manaus, pela Label Packing, fabricante de embalagens industriais e de varejo..

O CEO da ERT, Kim Fabri, destaca a importância de mudanças no padrão de consumo para alternativas mais sustentáveis. 

“Para se ter uma ideia, apenas 9% dos resíduos plásticos são reciclados no mundo e, no Brasil, esse índice cai para menos de 2%. Precisamos, portanto, redesenhar nossas práticas para viabilizarmos escolhas mais sustentáveis. A iniciativa da Positivo serve de exemplo para todas as indústrias que têm responsabilidade sobre os impactos que geramos no nosso planeta”, afirma Fabri.

*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação