O mercado de publicidade digital no Brasil segue em crescimento. Segundo o Digital AdSpend 2025, estudo do IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, os investimentos no setor atingiram R$ 37,9 bilhões em 2024. Isso representou um aumento de 8% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta uma distribuição mais equilibrada dos aportes ao longo do ano, evidenciando a maturidade do setor.
Pelo segundo ano, o estudo separou os investimentos em retail media, que somaram R$ 3,5 bilhões — alta de 41% em comparação com 2023. Social media manteve a liderança entre os canais com maior aporte. O montante equivale a 53% do total, seguida por ferramentas de busca (28%) e portais e verticais de conteúdo (19%).
“Os números mostram que o mercado de publicidade digital no Brasil está cada vez mais maduro. Não é mais só sobre correr atrás da novidade do momento — é sobre fazer escolhas estratégicas, com base em dados, e que realmente entregam resultado. O crescimento que tivemos em 2024 mostra isso: as marcas estão investindo de forma mais consciente, entendendo o papel de cada canal na jornada do consumidor”, afirma Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil.
A metodologia parte da coleta dos anúncios diretamente nos meios e canais da cobertura da Kantar IBOPE Media, o que permite a análise dos anúncios independentemente de seu modelo de compra. Ou seja: o método inclui tanto as campanhas de compra direta quanto as intermediadas por agências.
“Nosso papel, em parceria com o IAB, é justamente oferecer uma visão clara e confiável sobre onde e como os investimentos estão sendo feitos. Os resultados deste ano reforçam que o digital não é apenas relevante — ele é plural e estratégico para marcas que querem acompanhar o comportamento do consumidor e impulsionar resultados”, afirma Adriana Favaro, vice-presidente de Negócios da Kantar IBOPE Media.
Para acessar o estudo completo do IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, clique aqui.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação