UM CONTEรšDO OVOCOM

Investimento em publicidade digital no Brasil cresce 8%, a R$ 37,9 bi em 2024

Pesquisa do IAB Brasil e Kantar IBOPE Media mostra que a distribuiรงรฃo dos investimentos estรก mais equilibrada ao longo do ano, evidenciando a maturidade e a relevรขncia do digital

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Faixada sede IAB | Imagem: divulgaรงรฃo
Faixada sede IAB | Imagem: divulgaรงรฃo

O mercado de publicidade digital no Brasil segue em crescimento. Segundo o Digital AdSpend 2025, estudo do IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, os investimentos no setor atingiram R$ 37,9 bilhรตes em 2024. Isso representou um aumento de 8% em relaรงรฃo ao ano anterior. O levantamento tambรฉm aponta uma distribuiรงรฃo mais equilibrada dos aportes ao longo do ano, evidenciando a maturidade do setor.

Pelo segundo ano, o estudo separou os investimentos em retail media, que somaram R$ 3,5 bilhรตes โ€” alta de 41% em comparaรงรฃo com 2023. Social media manteve a lideranรงa entre os canais com maior aporte. O montante equivale a 53% do total, seguida por ferramentas de busca (28%) e portais e verticais de conteรบdo (19%).

โ€œOs nรบmeros mostram que o mercado de publicidade digital no Brasil estรก cada vez mais maduro. Nรฃo รฉ mais sรณ sobre correr atrรกs da novidade do momento โ€” รฉ sobre fazer escolhas estratรฉgicas, com base em dados, e que realmente entregam resultado. O crescimento que tivemos em 2024 mostra isso: as marcas estรฃo investindo de forma mais consciente, entendendo o papel de cada canal na jornada do consumidorโ€, afirma Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil.

A metodologia parte da coleta dos anรบncios diretamente nos meios e canais da cobertura da Kantar IBOPE Media, o que permite a anรกlise dos anรบncios independentemente de seu modelo de compra. Ou seja: o mรฉtodo inclui tanto as campanhas de compra direta quanto as intermediadas por agรชncias.

โ€œNosso papel, em parceria com o IAB, รฉ justamente oferecer uma visรฃo clara e confiรกvel sobre onde e como os investimentos estรฃo sendo feitos. Os resultados deste ano reforรงam que o digital nรฃo รฉ apenas relevante โ€” ele รฉ plural e estratรฉgico para marcas que querem acompanhar o comportamento do consumidor e impulsionar resultadosโ€, afirma Adriana Favaro, vice-presidente de Negรณcios da Kantar IBOPE Media.

Para acessar o estudo completo do IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, clique aqui.

*Jornalista, sรณcio e CEO da Ovo Comunicaรงรฃo