O segundo trimestre de 2024 foi um período de grande crescimento no volume investido em startups na América Latina. Segundo relatório da plataforma Sling Hub, os aportes feitos entre abril e junho somam US$ 2,2 bilhões. Isso representa um aumento de 78% no comparativo anual, sendo que mais da metade (US$ 1,2 bi) foi destinada para startups do Brasil.
Richard Zeiger, sócio da gestora de Venture Capital MSW Capital, destaca que o ecossistema de startups no Brasil amadureceu significativamente. Assim, vem atraindo investimentos em todos os estágios, desde o anjo até os mais maduros.
“Mesmo em um cenário de juros altos, nunca houve tanto recurso disponível para investimento em startups no Brasil. As corporações também têm se tornado investidores importantes por meio de programas de Corporate Venture Capital (CVC)”, afirma Zeiger. Ele prevê um aumento nos investimentos no segundo semestre de 2024, embora ainda abaixo dos patamares de 2021 e 2022.
Cases de sucesso do primeiro semestre do ano:
NG.CASH
Fundada em 2021, a NG.CASH nasceu com o propósito de dar acesso e liberdade financeira para pessoas da Geração Z. Desde então, a empresa se consolidou como a maior conta digital para os jovens brasileiros e já soma mais de 3 milhões de usuários. Em maio, a NG.CASH captou uma das maiores rodadas ‘série A’ de fintechs na América Latina em 2024. O investimento no valor de R$ 65 milhões foi liderado pela monashees. Também contou com a participação de outros fundos globais como Andreessen Horowitz (a16z), 17Sigma, Tekton Ventures e Generalist Capital.
“Essa nova rodada nos colocou em outro patamar e chegou como uma validação do nosso modelo disruptivo de atuação”, diz Mario Augusto Sá, CEO da NG.CASH. Segundo ele, a estratégia de suporte financeiro para os jovens é única. “Transformar essa geração na mais inteligente financeiramente é a nossa principal meta, queremos ajudar nossos clientes a conquistarem autonomia e liberdade financeira cada vez mais cedo”,
BRLA Digital
Fundada no Brasil em 2023, a BRLA Digital é uma startup inovadora que visa transformar os pagamentos e transações cross-border por meio de soluções baseadas em blockchain. Com isso, vem proporcionando processos mais rápidos e custos reduzidos. A empresa recentemente levantou R$ 4 milhões em uma rodada de investimento pré-seed. O destaque foi para a participação de Dave Wang, ex-diretor de cripto do SoftBank. Com o foco em democratizar e simplificar os pagamentos internacionais, a BRLA Digital está posicionada para ser uma líder global em infraestrutura cripto.
“Após um período desafiador marcado pelo aumento das taxas de juros globalmente e pela turbulência nos mercados de criptomoedas, o início do ano trouxe uma reviravolta. A aprovação dos ETFs de BTC e ETH, aliada à recuperação dos preços dos ativos, restaurou consideravelmente o otimismo dos investidores. Este cenário positivo coincidiu com um momento de tração relevante da BRLA, tornando o aporte de capital especialmente estratégico e possibilitando um acelerado crescimento da companhia”, diz Matheus Moura, CEO da BRLA Digital.
Nemu
A Nemu é uma martech especializada em otimizar resultados gerados por campanhas de marketing online através de trackeamento. Sob o comando de Martín Lemos e Leonardo Lins, a startup se destaca por oferecer soluções que permitem um rastreamento dessas ações, resultando em uma melhora de até 30% no retorno sobre o investimento. Referência no setor pela confiabilidade e inovação, a martech captou, em março, R$1,3 milhão em uma rodada pré-seed, realizada por executivos que acreditaram na proposta inovadora da marca.
“Este aporte inicia um novo capítulo para a Nemu, refletindo não só a confiança dos investidores em nossa visão de negócio, mas também o reconhecimento da necessidade urgente de transparência e eficácia no marketing e vendas digitais das empresas brasileiras, dor latente das minhas empresas anteriores.
A Nemu vem para ser não apenas uma solução de analytics, mas efetivamente aumentar o Retorno sobre Investimento das campanhas de marketing online através do trackeamento server-side”, comenta Martín Lemos, CEO da Nemu.
Oliv-e
Fundada em 2021, a Oliv-e é uma healthtech que aprimora o acesso e a gestão da saúde primária em empresas de todos os portes. A empresa recebeu um aporte seed de R$ 5 milhões da Revolution, fundo da Oasis Ventures, destinado a impulsionar seu desenvolvimento tecnológico e expansão. A Oliv-e foi criada pelos executivos João Furlan, Lucilio Saraiva, Marcos Peano e Gonçalo Eiró. A startup se destaca por suas soluções inovadoras como teleconsultórios e totens de autoatendimento de saúde para empresas. Além disso, oferece o Cartão Oliv-e, que facilita o acesso para colaboradores de grandes empresas.
“Estamos investindo pesado em duas principais verticais: desenvolvimento e compra de equipamentos, e desenvolvimento de software. A fabricação de mais unidades de cabines e totens é essencial para atender à demanda crescente dos nossos novos clientes. Também estamos desenvolvendo hardware proprietário para análise de bioimpedância e ECG pelas mãos, e aprimorando nosso software com novas funcionalidades, como análise de skincare e mapeamento de saúde mental por inteligência artificial. Esse aporte é fundamental para garantir a entrega rápida e eficiente dessas inovações”, afirma João Furlan, cofundador e diretor de inovação.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.