UM CONTEÚDO OVOCOM

Kinea analisa ‘metamorfose’ da indústria e mercado financeiro da Alemanha

Empresas alemãs miram o mercado externo e se concentram em áreas que têm tido forte desempenho, como tecnologia e aeroespacial

Bolsa na Alemanha - Imagem: Divulgação
Oscilação de preços - Imagem: Divulgação

Kinea publicou nesta semana um relatório analisando as transformações vividas pela economia alemã nos últimos anos. Em um paralelo com a obra do escritor tcheco Franz Kafka, o estudo ‘A Metamorfose’ detalha como a baixa exposição das principais empresas à economia interna, com foco maior em exportação, tem mantido a bolsa de valores do país em patamares elevados.

O DAX, índice que equivale ao Ibovespa na bolsa alemã, acumula valorização de 5,8% neste ano, após alta de 20% em 2023. Além do foco das empresas locais em exportação, a Kinea também justifica o bom desempenho com a predominância de empresas de setores que têm tido um forte crescimento no último ano: aeroespacial, tech, industrial e automobilístico.

“Na verdade, a Alemanha representa somente 16% do total de receita das empresas do DAX, não sendo, portanto, representativo da dinâmica observada na economia local”, destaca o conteúdo da gestora.

*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação