Fundada pelo empreendedor e médico Matheus Reis, a io.Gringo está presente no mercado há três anos e rapidamente estabeleceu-se como referência e solução eficaz para aqueles que buscam emitir cidadania italiana ou portuguesa por meio de um atendimento personalizado.
Com sede em Taubaté (SP) e escritórios parceiros em Roma e Lisboa, a startup se destaca pelo compromisso e atendimento personalizado. Assim, impulsiona pessoas a realizar sonhos e construir uma vida profissional fora do Brasil por meio da migração.
Em 2023, a io.Gringo alcançou um faturamento de R$ 12 milhões. Com base na alta demanda por seus serviços e na excelência de sua atuação, a empresa projeta um crescimento relevante para o final do ano e espera alcançar o montante de R$ 30 milhões.
A empresa se destaca por sua taxa de sucesso de 100% nos processos julgados por tribunais europeus e órgãos competentes. “Não aceitamos casos que não estejam de acordo com os requisitos legais. Preferimos nesse caso declinar e ser transparentes com os clientes. Não prometemos cidadania rápida, mas qualidade na entrega”, comenta Matheus Reis, fundador da io.Gringo.
Até hoje, já facilitou a emissão de mais de 4 mil cidadanias, majoritariamente italianas. Além disso, conta com 50 funcionários e, até o final de 2024, quer alcançar a marca de 90 colaboradores.
Parcerias significativas
A empresa estabeleceu parcerias significativas com grandes instituições como o Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, a Associação Paulista de Medicina, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Embraer. Essas alianças permitem que a io.Gringo ofereça caminhos facilitados para a cidadania a profissionais e membros dessas instituições, consolidando ainda mais sua posição como líder de mercado.
Nos últimos anos, a io.Gringo consolidou sua posição de liderança em cidadania italiana. De acordo com Matheus Reis, os planos futuros da empresa contemplam a expansão de serviços para abranger não apenas cidadania, mas também auxílio completo de imigração, incluindo desde validação de diplomas até apoio a investimentos e aquisições de imóveis na Europa.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.