UM CONTEÚDO OVOCOM

'Tecnologia permite personalizar o aprendizado dos alunos', diz diretor da Arco Educação

Segundo Ademar Celedônio, o uso de ferramentas tecnológicas pode identificar pontos fortes e de atenção para cada aluno

Ademar Celedônio/Grupo Arco Educação - Imagem: Divulgação
Ademar Celedônio/Grupo Arco Educação - Imagem: Divulgação

A tecnologia é uma grande aliada da educação, pois permite a personalização dos conteúdos para a necessidade de cada aluno. Essa é a visão do professor Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do Grupo Arco Educação – dona dos sistemas de ensino Positivo, SAS e COC.

O executivo também acredita que essas ferramentas tornam o aprendizado mais eficaz e atrativo. “Mas vale lembrar que a tecnologia é sempre uma ferramenta para enriquecer o aprendizado tradicional, e não para substituí-lo”, afirma.

Leia a entrevista:

Como a tecnologia pode ser uma aliada da educação?

A contribuição mais poderosa é a possibilidade de personalizar a aprendizagem, assegurando uma experiência única para cada aluno. Se tivermos, por exemplo, 50 mil estudantes participando de uma mesma avaliação, é possível oferecer, a partir dos resultados, um plano de estudos personalizado. Assim, identificamos pontos fortes, nos quais é possível avançar mais rápido e também os de atenção. A tecnologia também proporciona acesso a uma vasta gama de recursos educacionais online, como livros, artigos, vídeos, tutorais e cursos. A gamificação também agrega ao processo, pois torna a aprendizagem mais interativa. Apesar desses benefícios, é fundamental assegurar que a tecnologia seja complementar e enriqueça a experiência do aluno, e não substitua completamente o ensino tradicional.

De que forma a tecnologia também pode auxiliar no processo de gestão escolar?

Temos, atualmente, desde softwares de acompanhamento e controle de dados de toda a rotina administrativa, das matrículas à frequência e notas de cada aluno, até o controle financeiro. A gestão financeira é um exemplo interessante, porque o diretor quer focar na parte pedagógica, mas não pode deixar de lado as finanças da escola. Otimizar essa frente, como a folha de pagamento de funcionários e serviços, a inadimplência das famílias e a relação de cobrança, é essencial para um funcionamento adequado da rotina escolar. Além de uma gestão mais eficiente e que minimiza as possibilidades de erros manuais, o uso dessas ferramentas traz ganho em termos de sustentabilidade. Isso porque reduz drasticamente uso do papel, por exemplo.

Quais são as principais ferramentas que o grupo Arco oferece para escolas em busca de aplicar a tecnologia tanto no processo de ensino quanto na gestão? 

A tecnologia está alinhada ao nosso principal propósito, que é oferecer ferramentas para a melhoria contínua do ensino. É dessa forma que ela permeia nossos produtos e marcas. As soluções vão desde sistemas para gestão da aprendizagem a softwares para gestão escolar, otimizando os processos acadêmico, administrativo e financeiro. Oferecemos, por exemplo, uma plataforma de gestão financeira que garante previsibilidade, relatórios e controle das finanças em poucos cliques e facilidade de pagamento para as famílias, além de soluções de crescimento para as escolas. E, quando falamos em crianças e jovens, não podemos deixar de lado a gamificação, que adotamos em uma solução com mais de 10 milhões de atividades escolares em todas as disciplinas.

*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação.