A Zetta, associação que representa plataformas de serviços financeiros digitais, lançou uma cartilha com dicas de segurança para prevenir golpes e fraudes. Elaborado em parceria com as equipes de prevenção a fraudes das empresas associadas, o material aborda práticas fraudulentas. ENtre elas, o Pix Errado, Falsa Central de Atendimento, Spoofing, Falsa Loja ou Falsa Venda e Perfil Falso. Além disso, traz ainda orientações gerais para evitar prejuízos financeiros, especialmente durante datas promocionais como Black Friday e Natal.
Fernanda Garibaldi, diretora executiva da Zetta, destaca o papel do investimento em tecnologias avançadas na proteção dos consumidores. “Trabalhar em iniciativas de colaboração junto ao mercado é essencial para a orientação e disseminação de boas informações para evitar golpes e fraude”, afirma.
A associação participa de Grupos de Trabalho focados na segurança do Sistema Financeiro Nacional. Também mantém um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal, o “Projeto Tentáculos”, para reforçar a proteção ao consumidor.
Segundo uma pesquisa do DataSenado, publicada em setembro de 2024, um em cada quatro brasileiros sofreu perdas financeiras devido a golpes digitais no último ano. Esse cenário reforça a urgência de implementar soluções robustas que garantam a integridade das operações contra ameaças cibernéticas. Esse é um compromisso estratégico da Zetta e de suas associadas.
A Zetta, com 28 sócios, é uma associação sem fins lucrativos focada em promover inovação, inclusão financeira e competitividade no setor de serviços financeiros digitais. Por meio de propostas regulatórias, políticas públicas e desenvolvimento de pesquisas, a Zetta busca construir um ambiente mais seguro e acessível para os consumidores brasileiros. A cartilha está disponível para download e oferece informações valiosas para aumentar a conscientização e evitar fraudes.
StartSe IA Day vai explorar o futuro da IA nos negócios
A StartSe realiza, no dia 28/11, a segunda edição do IA Day em São Paulo, oferecendo uma imersão prática no mundo da Inteligência Artificial (IA) para líderes e profissionais interessados em acelerar a transformação digital de suas empresas. O evento, realizado com apoio da Zup, reunirá especialistas, empresas inovadoras e grandes nomes da indústria para discutir as mais recentes tendências e aplicações da IA em diferentes setores.
Serão mais de 7 horas de conteúdo inédito e atual, focado no universo da Inteligência Artificial e com trilhas sobre inovação disruptiva e ética na era da IA. Serão apresentados ainda dez estudos de caso reais de grandes empresas que estão na vanguarda da implementação da IA. O IA Day oferece uma imersão completa nas tendências do mercado, além de possibilitar networking com líderes do setor, especialistas e empreendedores.
Parfin conquista Selo de Conformidade da ABCripto
A Parfin, empresa de infraestrutura de ativos digitais que impulsiona as finanças globais na blockchain, recebeu na última quarta-feira (20) o Selo de Conformidade da Abcripto, uma certificação inédita lançada este ano pela associação. O selo reconhece organizações que aderem às boas práticas de compliance e prevenção à lavagem de dinheiro, conforme normas de autorregulação. A auditoria foi conduzida pela Deloitte, que analisou políticas internas, controles de PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) e outras medidas de conformidade e segurança da Parfin.
Segundo a empresa, o reconhecimento destaca o compromisso com a integridade e a segurança nas operações, oferecendo maior credibilidade no mercado a clientes, parceiros e investidores. “Adotar essas práticas mostra nossa preocupação e seriedade com o tema. Como empresa que trabalha com finanças, ativos digitais e segurança é extremamente necessário que nós sigamos os melhores padrões do mercado”, afirmou Marcos Viriato, CEO da Parfin. A premiação foi oficializada no evento Criptorama, promovido pela Abcripto. A Parfin planeja incorporar o selo em diversas estratégias de comunicação já nos próximos meses.