O PicPay está adotando a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) como peça central de sua estratégia corporativa. O banco digital se posiciona como uma “FinAI company”, integrando a IA não apenas em seus produtos e serviços voltados ao público, mas também como infraestrutura essencial para suas operações internas. O resultado? Cerca de 95% dos colaboradores já utilizam ferramentas de IA no dia a dia para acelerar decisões, automatizar tarefas, criar conteúdos e ampliar sua autonomia e escala.
“A Inteligência Artificial não é apenas uma ferramenta, ela faz parte do nosso DNA. Estamos criando uma cultura em que a tecnologia amplifica o potencial humano. Ela traz eficiência e ganho de agilidade para todos os níveis da companhia”, afirma Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de Serviços Financeiros Pessoa Física do PicPay.
HubAI
No coração desta transformação está o HubAI, uma plataforma proprietária que centraliza todas as iniciativas de Inteligência Artificial da companhia. O ambiente oferece ferramentas seguras e avançadas como o ChatAI e o Copilot Studio. Elas permitem aos colaboradores acessar modelos de linguagem avançados, como o GPT e o Deepseek, além de criar agentes e copilotos adaptados às necessidades específicas de cada time. Em menos de 60 dias do lançamento do Copilot Studio, foram desenvolvidos mais de 500 copilotos internos pelas áreas técnicas e não técnicas, sempre com o apoio de uma rede ativa de dezenas de embaixadores de IA.
“O HubAI não apenas entrega produtividade. Também dá autonomia para os times pensarem de forma estratégica e inovarem”, destaca Renan Oliveira, Chief AI Officer do PicPay. “A IA passou a ser uma aliada estratégica na rotina, permitindo escalar com qualidade e eficiência. Isso elevou a motivação dos colaboradores, que agora têm mais espaço para propor ideias e tocar projetos que antes ficavam em segundo plano.”
A revolução trazida pelo HubAI se reflete em cada área da empresa. No marketing, a IA ajuda a estruturar briefings, produzir conteúdos para redes sociais e até criar vídeos completos de campanhas, respeitando o estilo e o tom de voz da marca.
Resultados
Em desenvolvimento e produto, facilita a priorização de tarefas e a escrita de user stories mais objetivas e personalizadas. Além de acelerar o acesso a informações técnicas por meio de copilotos especializados, colaboradores já utilizam a IA para realizar consultas conversacionais a grandes bases. E, ainda, analisar informações estratégicas de negócios com suporte de modelos generativos.
O impacto também é significativo em áreas como recursos humanos (RH) e jurídico. Planos de desenvolvimento individual agora são criados com mais personalização e eficiência. Documentos legais passaram a ter linguagem simplificada graças ao copiloto Juridiquês, que traduz termos técnicos e jurídicos em informações mais acessíveis para toda a equipe. Já o suporte interno de TI ganhou agilidade com o PicBot, que automatiza atendimentos e interage com colaboradores pelo Slack, resolvendo dúvidas e auxiliando na abertura de tickets.
Essa transformação cultural e tecnológica já apresenta resultados concretos. O engajamento dos colaboradores atingiu níveis recordes, impulsionando a capacidade de inovação e a velocidade na execução de projetos estratégicos.
Hoje, mais de 200 equipes trabalham no desenvolvimento de produtos e soluções baseados em IA. Com a tecnologia distribuída, treinada e adaptada aos desafios de cada área, o PicPay reforça seu posicionamento como uma organização inovadora e comprometida em potencializar pessoas por meio da tecnologia.