CRÉDITO DIGITAL

Ann Williams, COO da Creditas, é a nova presidente da ABCD

Executiva entra no lugar de Francisco Ferreira (da Open Co), que ficou à frente da associação por um ano

Ann Williams/ABCD
Ann Williams/ABCD | Imagem: divulgação

Ann Williams, executiva-chefe de Operações (Chief Operating Officer, COO) da Creditas, assume a presidência da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) a partir deste mês. A informação foi obtida com exclusividade pelo Finsiders Brasil. Ann era vice-presidente da entidade desde fevereiro de 2024 e será a primeira mulher a presidir a associação. Ela substitui Francisco Ferreira, executivo-chefe de Tecnologia (CTO) e Produtos (CPO) da Open Co, que ficou à frente da ABCD por um ano. 

Ann foi co-fundadora e CEO da Okto Mobile, liderando a companhia ao longo de dez anos, desde a fundação até a venda estratégica. Atuou também como operating partner na Redpoint Ventures e esteve à frente de programas de impacto social para AmeriCorps nos Estados Unidos. Graduada pela Universidade de Stanford, tem MBA pela Universidade do Texas, em Austin. 

“É com muita satisfação que assumo a presidência da ABCD em um momento importante para o mercado de crédito digital brasileiro, que segue avançando de forma estratégica enquanto promove a democratização e descentralização do sistema financeiro”, disse Ann, em nota.

Novos VPs

Além da troca na presidência, a ABCD anunciou um novo vice-presidente: Marcelo Buosi, co-fundador e diretor de operações da QI Tech – ele será o 2º VP da entidade. Já Daniel Gomes (co-fundador e CEO da Nexoos), que ocupava esse posto, agora passa a ser o 1º VP.

A diretoria reúne, ainda, Claudia Amira, Thiago Daniel (PicPay), Marcos Müller Fonseca (Neon), Sandro Reiss e Rafael Pereira (ambos da Open Co).

Criada em 2016, a ABCD tem entre seus objetivos a busca de maior eficiência no ciclo de crédito e o fomento de iniciativas que propiciem o desenvolvimento do mercado de crédito digital. Além disso, a entidade mantém relacionamento institucional com reguladores e demais agentes do ecossistema do crédito.