A Binance, player global de infraestrutura de blockchain e plataforma de criptomoedas, recebeu autorização do Banco Central (BC) para a aquisição da corretora Sim;paul. A intenção havia sido anunciada pela Binance em março de 2022. Em nota, a Binance afirma que é a primeira plataforma de criptomoedas a deter uma licença de corretora de valores mobiliários no Brasil. O valor não foi revelado
A corretora Sim;paul detém licenças de emissão de moeda eletrônica (EMI) e distribuição de valores mobiliários concedidas pelo BC. A Binance diz que com a compra, “pode ser mais eficaz no cumprimento dos avanços regulatórios em andamento.
A bolsa de criptomoedas terá agora um braço local que opera dentro das regulações locais. A empresa é a maior em transações de criptos no Brasil, mas já teve suspensão de oferta de produtos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
“Estamos entusiasmados em anunciar esta aprovação regulatória no Brasil, mais uma conquista relevante em nossa expansão global. A aprovação ressalta nosso compromisso com a conformidade e a segurança, e continuaremos a oferecer aos nossos usuários locais uma plataforma segura, confiável e inovadora para atender suas necessidades de criptoativos”, disse em nota Richard Teng, CEO da Binance.
Ranking
Ocupando o 10º lugar no índice de adoção global da Chainalysis, o Brasil está na vanguarda da definição das regras para a indústria de criptomoedas. O Banco Central e a Receita Federal publicaram propostas de marco regulatório para o segmento, que estão em consultas públicas para que os atores do mercado e a sociedade façam sugestões. Enquanto, no Congresso, legisladores discutem projetos de lei sobre segregação de ativos e stablecoins, temas também relevantes para o setor.
“Esta licença é um marco significativo da expansão dos nossos serviços e produtos no Brasil. Estamos ansiosos em aproveitar esta oportunidade para impulsionar ainda mais a adoção de ativos digitais”, acrescentou Guilherme Nazar, vice-presidente regional da Binance para a América Latina.
O registro da Binance no Brasil se soma a outros obtidos em todo o mundo, incluindo na Argentina, em outubro, e na Índia, Cazaquistão e Indonésia, nos últimos meses, e ainda Dubai, França, Japão, El Salvador, entre outros, anteriormente.
Em janeiro de 2022, a Sim;paul — então com R$ 1,2 bilhão sob custódia — vendeu sua carteira de clientes para a Guide. No mês anterior, havia megociado a venda da sua equipe de tecnologia, com 40 pessoas, para a corretora e gestora gaúcha Warren.