A FinanZero, marketplace de crédito online, acaba de fechar um acordo de R$ 20 milhões em uma operação de media for equity com a 4Equity, empresa que permite a startups terem exposição midiática em troca de uma participação acionária. Com o negócio, a 4Equity passa a ter uma fatia minoritária (não revelada) na fintech. O valuation não mudou em relação às rodadas anteriores.
Desde sua fundação, em 2016, a FinanZero captou US$ 29 milhões em rodadas de investimento. A última captação foi em abril de 2023, quando a fintech recebeu US$ 1,5 milhão (R$ 7,5 milhões no câmbio da época). Entre os investidores estão fundos como Webrock Ventures, VEF, Dunross & CO e Atlant Founder.
Agora, com a operação de media for equity, a FinanZero espera acelerar as taxas de crescimento tendo maior presença na mídia em 2024. A fintech — que já teve o apresentador de TV Celso Portiolli como garoto-propaganda — contratou em outubro de 2023 a executiva Ana Norato, ex-Kabum e Wine, como chief marketing officer (CMO), para reforçar a estratégia de crescimento em novos canais.
Crédito com garantia ganha força
“O acordo com a 4Equity será essencial para a nossa estratégia de crescimento. Nos últimos 12 meses, preparamos nossa equipe e plataforma para escalar e acelerar os negócios em 2024, ano em que prevemos uma melhoria substancial do mercado”, afirma Olle Widén, CEO e fundador da FinanZero, em nota.
Com mais de 50 milhões de pedidos de crédito desde o início das operações, a FinanZero intermediou R$ 1,5 bilhão em volume de empréstimos. No ano passado, o crédito com garantia representou 57% do volume total concedido, contra 43% das outras modalidades. Um ano antes, as linhas com colateral (imóveis e veículos, por exemplo) representavam 35%.
‘Media for equity’: tendência?
Ainda pouco explorado no Brasil, o modelo de media for equity tem atraído alguns fundos de venture capital e, lógico, as próprias startups e fintechs. A 4Equity nasceu em 2022, administra um fundo de R$ 500 milhões e já fez investimentos em empresas como Quinto Andar, Daki e Azos.
Gigantes de mídia, como Grupo Globo e RBS, também apostam na estratégia de media for equity, e não é de hoje. No mundinho dos marketplaces de crédito, inclusive, a Bom Pra Crédito (hoje parte da Reag Investimentos) atraiu a Globo Ventures em 2019 numa operação desse gênero.