InComm compra Todo Cartões e acelera estratégia de gift cards no Brasil

A americana InComm Payments anuncia nesta terça-feira (24) a compra da brasileira Todo Cartões, fintech que opera com cartões-presente (os gift cards) para grandes varejistas brasileiras, como Riachuelo Centauro, Outback, RiHappy, Arezzo e Havaianas. O valor da transação não foi divulgado.

Com a aquisição, os 30 funcionários da Todo Cartões passam a fazer parte da InComm Payments — que possui mais de 3 mil pessoas na equipe trabalhando nos cinco continentes, com escritórios em 34 países. Hoje, a companhia opera em parceria com mais de mil marcas, incluindo nomes como Google e Netflix

Gregório Rados, João Espíndola, Ricardo Olivieri e Filipe Fortes (Divulgação)

Ainda não há uma definição, mas as marcas devem continuar operando de maneira separada, diz Ricardo Olivieri, country manager da InComm Payments Brasil, em entrevista exclusiva à Finsiders. Os atuais sócios da fintech, João Espíndola, Gregório Rados e Filipe Fortes, seguirão na operação como executivos da InComm Payments Brasil.

O portfólio de 386 patentes da empresa americana, com sede em Atlanta e operação em 500 pontos de distribuição, poderá ser integrado à oferta da Todo Cartões, assim como a solução da startup passará a fazer parte do conjunto de produtos e serviços da InComm Payments.

Os negócios são complementares, dizem Ricardo Olivieri, da InComm Payments Brasil, e João Espíndola, fundador e CEO da Todo Cartões.

“As empresas se complementam bem, apesar de atuarem no mesmo mercado. A Todo é especialista em criar, implementar e operar produto para varejistas. E a InComm cuidava da distribuição dos ‘gift cards’ no mercado. Soma duas competências fortes das duas empresas. E passa a ter uma oferta com tecnologia e distribuição, e com possibilidade de trazer o que tem de melhor no mundo.”

Especialização

Fundada em 2009, a Todo Cartões se especializou ao longo do tempo em cartões-presente e listas de presente. A plataforma da startup é usada por mais de 15 mil lojas dos mais de 70 varejistas de médio e grande porte que atende no Brasil.

Além disso, a empresa é responsável por distribuir os cartões-presente dos varejistas para o mercado B2B, disponibilizando o portfólio para programas de fidelidade e empresas que querem premiar clientes e suas equipes.

Desde o início da operação, a startup gerou mais de R$ 300 milhões em volume de vendas brutas (GMV) e cerca de R$ 600 milhões em vendas para o varejo brasileiro. Isso porque é comum o consumidor comprar um gift card e incluir outros produtos na cesta, o chamado ‘upselling’.