A MSW Capital, gestora carioca pioneira em atuar com corporate venture capital para múltiplas companhias (multi-CVC), está ampliando a captação para o fundo MSW MultiCorp II. O objetivo é trazer novas corporações e fortalecer sua atuação em mercados como o de ClimateTech, Logística e Energia. Atualmente, o fundo conta com BB Seguridade, Baterias Moura, Embraer e AgeRio como cotistas e já investiu aproximadamente R$ 40 milhões em 6 startups.
A MSW atua com foco em investimentos de estágios seed e Série A. Além disso, destaca-se no ecossistema de CVC por sua efetiva atuação com foco em transformar startups em empresas de sucesso ao mesmo tempo em que fortalece a estratégia de inovação de grandes corporações.
Em pouco mais de um ano, o MultiCorp II já fez 6 investimentos, sendo o mais recente na NexAtlas, plataforma de planejamento de voo e navegação aérea. Os demais aportes foram na SpeedBird, startup de entrega por drones; na Tidewise, desenvolve, integra e opera embarcações autônomas inteligentes; na Voltbras, plataforma de gestão e meio de pagamentos para postos de recarga elétrica; na Lina, que desenvolve soluções de open finance e open insurance; e na Automini, ‘deep tech’ que desenvolve soluções logísticas com robôs e sistemas inteligentes para centros logísticos.
“Dentro de uma gama de ferramentas que uma corporação possui para ampliar sua atuação com inovação aberta, o CVC atualmente figura provavelmente como uma das mais desejadas, uma vez que, quando bem-feito, reúne benefícios de todas as outras ferramentas, com uma diferença significativa, além de todo o ganho estratégico na jornada, a possibilidade de retorno financeiro. O fundo multi-CVC é uma porta de entrada para grandes companhias que querem abraçar essa oportunidade” comenta Richard Zeiger, sócio da MSW.
*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação