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Acabei de escrever uma matéria para o Valor Econômico sobre o apetite dos investidores, mais notadamente VCs, pelas insurtechs, as startups com soluções para o mercado de seguros.
No ano passado, o volume de recursos investidos em insurtechs chegou a US$ 318 milhões, segundo dados do Distrito. E pelo visto, a tendência é que o ritmo continue forte em 2022, a julgar pelas notícias recentes. Somente nesta semana, duas startups (a chilena Betterfly e a brasileira 180º) já anunciaram novas rodadas de captação.
Por trás do avanço das insurtechs, está um claro movimento de modernização do setor de seguros, que historicamente tem fama de ser tradicional, com processos burocráticos. O que é perfeitamente compreensível dada a natureza do mercado.
Só que isso está mudando, impulsionado por uma combinação entre evolução tecnológica dos últimos anos e novas regulamentações. São novidades trazidas pelo regulador, a Susep, que estão ajudando a destravar os investimentos e empreendimentos no segmento.
O sandbox — que já está na segunda edição — é um exemplo disso. O Open Insurance — que terá integração com o Open Banking — também aponta para um cenário de maior competição em seguros, ainda que esse vislumbre seja mais de longo prazo. No momento, as instituições correm contra o tempo para dar conta de um cronograma apertado.
A maior flexibilização e abertura do regulador para propostas inovadoras não vêm de hoje. Basta lembrar que em anos recentes a Susep liberou apólices ‘liga-desliga’. Insurtechs como Thinkseg, de André Gregori, pavimentaram um caminho próspero para que outros empreendedores ganhassem fôlego para desenvolver novos produtos e modelos de negócio.
Um movimento que vem se materializando mais nos últimos dois anos. Tanto é que a lista de insurtechs, que tempos atrás reunia principalmente corretoras online, agora já inclui outras propostas que envolvem ecossistemas digitais, assim como produtos mais flexíveis e contextuais.
Tem para todo mundo
Oportunidade e espaço para crescer não faltam em seguros, um mercado que representa 4,1% do PIB, e cuja penetração é baixíssima, inclusive em ramos elementares como o mais popular deles, auto — a frota segurada é de cerca de 30%, para se ter uma ideia.
O mercado brasileiro já contabiliza quase 170 insurtechs, de acordo com números do Distrito. São players como Thinkseg, Pier (que acabou de virar seguradora no nível S3, saindo do sandbox), IZA, 88i, Flix, Justos, Kakau, 180º Seguros, entre outras.
Essa última, inclusive, anunciou nesta quarta-feira (2) que levantou uma Série A de US$ 31,4 milhões (equivalente a R$ 177 milhões) num aporte liderado pelo fundo norte-americano 8VC, de Jon Lonsdale, cofundador da Palantir. Participaram do round, ainda, a Monashees e o Atlantico, além de Dragoneer, Quartz (de José Galló, ex-CEO da Renner) e Norte, que já estavam no captable.
Com o novo cheque, a 180º vai aumentar a equipe e acelerar as parcerias, inclusive possíveis joint-ventures (JVs).
Nesta semana, quem também divulgou uma nova captação foi a chilena Betterfly, que captou US$ 125 milhões, entrando para o grupo de unicórnios latinos. O novo aporte foi liderado pela Glade Brook Capital e acompanhado por Greycroft e Lightrock. QED Investors e DST Global — que lideraram as Séries A e B, respectivamente — também participaram da nova captação.
Em comunicado, a insurtech disse que planeja usar os recursos desta Série C para continuar a investir na plataforma, além de iniciar operações em sete novos mercados em 2022 — México, Colômbia, Argentina, Peru, Equador, Panamá e Costa Rica –, além de três novos mercados em 2023 — Estados Unidos, Portugal e Espanha.
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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.
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