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O Agi registrou um prejuízo de R$ 42,3 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que levou a um resultado líquido ajustado negativo em R$ 14,8 milhões nos nove meses de 2021. No mesmo período de 2020, ou seja, entre janeiro e setembro, o banco digital tinha alcançado lucro de R$ 70,6 milhões.
De acordo com a empresa, o prejuízo foi devido ao aumento de quase 60% das despesas operacionais, para R$ R$ 894,3 milhões, impactado, por sua vez, pelas despesas com originação de crédito, especialmente consignado, assim como por investimentos “constantes” em tecnologia e expansão da rede de hubs físicos, para 846 unidades.
Mas, se ajustado em função dos ganhos nas operações de hedge – fundamentais para neutralizar os aumentos das despesas de captação e travar os spreads, conforme o Agi –, o resultado acumulado ajustado seria de R$ 3,9 milhões.
A originação de crédito acumulada no ano, até setembro, atingiu R$ 7,2 bilhões, quase 3x maior do que um ano antes, novo recorde histórico da instituição.
A carteira de crédito bruta, assim, alcançou R$ 5,5 bilhões, um avanço anual de 187,8%. Somente o consignado aumentou mais de 5x de setembro de 2020 para o mesmo mês de 2021, atingindo R$ 3,6 bilhões.
Para se ter uma ideia, a empresa aponta que, em agosto deste ano, a originação de crédito consignado representou aproximadamente 14% do total do mercado, segundo o Banco Central (BC). Quando comparado ao market share de 2,1% atual em termos de carteira do Agi, isso demonstra que um crescimento da participação do banco digital nesse tipo de crédito.
As receitas totais ficaram em R$ 1,181 bilhão nos nove meses de 2021, uma alta anual de 41%. As receitas de serviços somaram R$ 97 milhões no período, avanço de 84%, com destaque para comissões sobre corretagem de seguros. Nesse acumulado, os produtos de seguro de vida seguiram registraram ‘cross selling’ de acima de 70,0% com as novas operações de crédito.
O patrimônio líquido foi de R$ 796,2 milhões, crescimento de 34,6% contra setembro de 2020.
O Agi, que conta com mais de 3 milhões de clientes, afirmou em nota que seguirá avançando no crescimento do marketplace de serviços financeiros e não-financeiros. Desde o lançamento, no final do primeiro semestre, a plataforma conta com mais de 100 mil usuários cadastrados, com ticket médio de R$ 760,00. As compras recorrentes representam mais de 50% do total do GMV.
Há poucos meses, o banco digital encurtou seu nome e criou uma holding, a Agi Inc, tendo Rosie Rios, ex-chefe do Tesouro dos Estados Unidos entre 2009 e 2016, como conselheira.
A estrutura societária da nova holding engloba a nova plataforma aberta Agi, o marketplace Agi Compras, o banco digital Agibank, a HypeFlame, empresa de tecnologia fundada em 2020, entre outras empresas que compõem o ecossistema Agi.
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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor
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