BIGTECH

Apple põe um pé no Open Finance com nova API de consolidação de saldos financeiros

Por enquanto, o FinanceKit só está disponível nos Estados Unidos

Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

A Apple lançou uma nova funcionalidade dentro do iOS 17.4: o FinanceKit. É mais um passo da gigante de tecnologia dona do iPhone para capturar receitas também com finanças.

Segundo o site TechCrunch, usuários do Apple Card, Apple Cash e Savings agora podem rastrear seus saldos e transações. Na prática, isso vai permitir que aplicativos de orçamento de terceiros possam importar automaticamente informações dos serviços financeiros da Apple. Por enquanto, o FinanceKit só está disponível nos Estados Unidos.

A novidade pode ser conferida no site da própria fabricante.

Aplicativos como YNABMonarcaCo-piloto já lançaram suporte para o novo recurso, que precisará ser configurado manualmente em seus respectivos aplicativos.

“Estamos entusiasmados por ser um dos primeiros aplicativos selecionados pela Apple para dar vida a esse recurso”. A declaração é de Todd Curtis, CEO da YNAB, à imprensa americana. “Desde 2004, o YNAB ajuda as pessoas a mudar sua relação com o dinheiro, e estamos entusiasmados com o fato de que essa integração irá aprimorar a experiência do YNAB para os titulares do Apple Card.”

O Apple Card, lançado em 2019, é um cartão de crédito e o Apple Cash é um cartão de débito pré-pago que fica na Apple Wallet . Ele permite enviar e receber dinheiro via iMessage ou gastar via Apple Pay em lojas, online ou em aplicativos. Já a conta poupança da Apple é um local para ganhar juros sobre o reembolso do Apple Card e guardar qualquer dinheiro. E o Apple Pay, lançado no Brasil em 2018, substitui a carteira ou cartão de crédito físico por compras sem fio (via NFC), usando a internet do iPhone ou iWatch e autenticando a transação a partir do sensor biométrico da empresa, o Touch ID.