BB aporta R$ 4 milhões na Payfy, de gestão de gastos corporativos

Em nota à imprensa, a Payfy informa que o novo aporte será destinado para evolução e desenvolvimento do produto

A Payfy, plataforma de gestão de gastos corporativos, acaba de receber um aporte seed de R$ 4 milhões feito pelo BB Ventures, o Corporate Venture Capital (CVC) do Banco do Brasil (BB) gerido pela MSW Capital. É o quinto cheque assinado pelo banco por meio do seu programa de CVC, em pouco mais de um ano de atuação.

A trajetória da Payfy começou em janeiro de 2018, ainda com um nome antigo (KM Online), um aplicativo com foco em controlar o reembolso de quilometragem dos colaboradores externos. Por conta da ampla gama de atuação dentro do departamento financeiro e do lançamento do próprio cartão corporativo, resolveu mudar o nome para Payfy.

Atualmente com mais de 500 clientes, entre eles Multilaser, Baterias Moura, LG, P&G e Unimed, a Payfy oferece uma plataforma de controle de despesas corporativas no modelo software as a service (SaaS), além de cartões inteligentes nas versões física e digital, com a opção de definir limites de gastos e regras de aprovação personalizadas para cada orçamento.

Em nota à imprensa, a fintech informa que o novo aporte será destinado para evolução e desenvolvimento do produto, acelerando as estratégias de crescimento da companhia. “Com esse investimento poderemos evoluir e levar essas soluções de gestão para ainda mais empresas, tornando a gestão dos gastos corporativos mais prática e eficiente”, afirmou André Apollaro, cofundador e CEO da Payfy.

Para o BB, o investimento na fintech vem para fortalecer ainda mais a presença da instituição junto aos clientes pessoas jurídicas, “com oferta de serviços que desburocratizam o seu dia a dia e ajudam na gestão e conciliação das despesas das empresas”, disse Marisa Reghini, vice-presidenta de negócios digitais e tecnologia do banco.

Na visão de Moises Swirski, sócio da MSW Capital, a excelência técnica da Payfy em gestão de despesas corporativas foi o que chamou a atenção no negócio. “A solução da Payfy simplifica a complexidade de gerir despesas de diversos centros de custo, elimina a burocracia dos processos de reembolso e elaboração de relatórios de despesas, amplia capacidade de controle e permite aos executivos se concentrarem no que faz a diferença em seus negócios”, afirmou.

Contexto

Desde o início das operações, a Payfy recebeu aporte anjo de Jaime de Paula, fundador da Neoway, participou do programa de aceleração da Darwin Startups e levantou, em outubro de 2021, uma rodada de R$ 1,5 milhões por meio de equity-crowfunding na plataforma CapTable. Na ocasião, a startup fora avaliada em R$ 10 milhões.

Já o BB, por meio de sua estratégia de CVC, fez cinco investimentos — além da Payfy, levantaram recursos as fintechs Pagaleve, Bitfy, Yours Bank e a govtech Aprova Digital. Em 2022, o banco diz ter examinado mais de 360 startups, conforme destacou no relatório dos resultados do quarto trimestre do ano passado.

Mercado

Além da Payfy, outras startups oferecem soluções com foco em gestão de despesas corporativas. Uma delas é Portão 3, que captou R$ 19 milhões em janeiro em uma rodada seed liderada pelo Better Tomorrow Ventures (BTV), fundo norte-americano especializado em fintechs early-stage.

Os players nesse segmento incluem, ainda, nomes como VExpenses, Jeeves, Clara, Conta Simples, Onfly e outros. Flash e Caju, ambas de benefícios flexíveis, também anunciaram nos últimos meses iniciativas em gestão de despesas corporativas.

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