O Banco Central (BC) passou a disponibilizar a consulta do Sistema de Informações de Créditos (SCR) para garantidores de operações de crédito, entidades custodiantes, registradoras e depositárias de ativos financeiros. A decisão costa do Comunicado nº 39.997, publicado nesta segunda-feira (3). A notícia é do portal parceiro Finsiders.
Em nota, o regulador disse que a nova consulta é parte do birô de crédito do SCR e permitirá que os garantidores de operações de crédito acompanhem o andamento das operações que estão garantindo e, em casos de necessidade de honra, confirmem os valores a serem cobertos.
Além disso, a medida possibilitará que as entidades custodiantes, registradoras e depositárias de ativos financeiros verifiquem a existência e outras características de operações de crédito registradas ou relacionadas a outros ativos registrados.
“A consulta informará detalhes das operações de crédito, como identificação do cliente, identificação da operação, modalidade, valor contratado, valores atualizados da carteira ativa e garantias vinculadas”, afirmou o BC.
A iniciativa — que está alinhada com a Agenda BC# Competitividade e a transformação digital do sistema financeiro — “contribui para reduzir barreiras e assimetrias, agilizar procedimentos e aprimorar a gestão de riscos”, informou o órgão.
Finsiders é uma plataforma de conteúdo especializada no ecossistema de fintechs, fundada pelo jornalista Danylo Martins