Cassius Schymura, ex-CEO da Quod, é o novo executivo da Franq

Um dos primeiros investidores da Franq, Cassius Schymura também passa a ter um assento no conselho da fintech

A Franq, plataforma que conecta pessoas e empresas a produtos financeiros por meio de bancários autônomos e assessores de investimento, acaba de reforçar o quadro de alta liderança. Cassius Schymura, um dos primeiros investidores da fintech, passa a ter uma posição executiva e também um assento no conselho da empresa.

Com 30 anos de experiência no setor financeiro e passagens por bancos como Itaú Unibanco, Santander e Sofisa, Cassius também foi CEO da fintech Trademaster e por quase três anos comandou a Quod, birô de crédito controlado pelos cinco maiores bancos.

Na Franq, seu papel ficará concentrado na inteligência de dados, produtos e parceiros. “Com dados, eu posso fazer abordagens mais certeiras, porque conheço a demanda e como cada parceiro se comporta. Isso faz com que seja possível alavancar a relação tanto com eles como com o consumidor final, já que diminuímos a burocracia e realizamos esse match de aprovação com maior facilidade”, diz o executivo, em nota à imprensa.

Segundo Paulo Silva, CEO e fundador da Franq, a chegada de Cassius levará a companhia para outro patamar na oferta de produtos e utilização de dados como ferramenta estratégica. “O desafio, agora, é ganhar ainda mais robustez e mostrar aos clientes a competência e benefícios únicos que a Franq oferece”, disse.

Fundada no fim de 2018, a Franq montou uma plataforma digital em que bancários autônomos (chamados por ela de ‘personal bankers’) acessam produtos e serviços de mais de 50 parceiros, incluindo bancos e fintechs, para selecionar os mais adequados às necessidades de seus consumidores — hoje, a fintech conta com mais de 155 mil clientes, entre pessoas físicas e jurídicas.

Desde o início do negócio, a Franq levantou duas rodadas de investimento com investidores como Quona Capital, Valor Capital Group e Globo Ventures. Na última captação, anunciada em outubro de 2022, a fintech recebeu US$ 12 milhões.