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Click to pay, débito sem senha, tokenização, tap to phone e "Peer to Merchant" são as apostas da Visa para 2023

Click to pay, débito sem senha, tokenização, tap to phone e transações instantâneas são as apostas da Visa para 2023 são as principais tendências que permearão o mercado brasileiro de meios de pagamentos em 2023, segundo a Visa. A previsão é de que métodos de pagamento digital sejam cada vez mais adotados, exigindo soluções que tornem a experiência de compra mais ágil, segura e simplificada para o consumidor, empresas e para os estabelecimentos comerciais.

Abaixo, algumas delas:


1. Click to pay

Acompanhando o crescimento exponencial da adoção de meios de pagamento digital, a Visa trabalha junto com a indústria de pagamentos via Abecs, para aumentar a utilização do débito no e-commerce por meio do Click to Pay. Essa solução funciona como um botão de checkout seguro e descomplicado, em que os dados do cartão do consumidor estão criptografados, evitando golpes e permitindo compras sem fricção.
 

2. Débito Sem Senha

Nessa modalidade, não será necessário pedir a senha para operações feitas no débito até determinado valor no ambiente online.


2. Tokenição

Para pagamentos digitais, a tendência é o aumento da utilização de tokens para garantir transações cada vez mais seguras, buscando a diminuição da circulação de dados dos cartões no e-commerce. No ano de 2022, a Visa atingiu a marca de 4 bilhões de tokens emitidos no mundo, superando o número total de cartões em circulação.

Em 2022, no Brasil, a Visa identificou que o número de transações tokenizadas duplicou em relação ao mesmo período do ano anterior, representando mais de 20% de todas as transações com credenciais Visa no mundo online. Já a quantidade de fraudes em transações tokenizadas no e-commerce é extremamente baixa, chegando a ser 4x menor que as demais operações realizadas em compras virtuais.

3. Tap To Phone:

A ferramenta Tap to Phone da Visa, que transforma smartphones e tablets Android habilitados com a tecnologia NFC em terminais de pagamentos por aproximação tem crescido exponencialmente. Desde janeiro de 2022, a adoção da tecnologia teve um crescimento médio mensal em torno de 46% no número de estabelecimentos credenciados. Apresentando grande aceitação entre vendedores e consumidores e em constante expansão, o Tap to Phone já conta com 7 parceiros no país, como Stone, Sicredi, Cloudwalk e Mercado Pago.

4. Visa Direct

A operação de envio e recebimento de dinheiro além das fronteiras brasileiras deve ganhar mais destaque em 2023 por meio do Visa Direct, solução de transferência instantânea da Visa. Além disso, a ferramenta deve ganhar outros casos de uso no país, principalmente em dispersão de fundos, que é o pagamento de recursos por meio de Vida Direct, como antecipação de salário e empréstimos.

5. Peer-to-Merchant

Para este ano, a Visa também está aguardando a aprovação e trabalhando no lançamento da modalidade P2M. Nessa nova modalidade, consumidores poderão fazer compras diretamente em aplicativo de mensageria com cartões de crédito e débito, sem precisar ir para links externos.