Como o Alfa digitalizou sua operação de consignado privado

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Historicamente, o setor bancário é um dos que mais investem em tecnologia. No ano passado, o orçamento dos bancos na área foi de R$ 25,7 bilhões, um incremento de 7,5% em relação a 2019, conforme pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela consultoria Deloitte. Um sinal claro de que as instituições estão preocupadas com a digitalização dos serviços.

Assim como em outros segmentos, o consumidor quer experiências mais digitais, fluídas e com menos fricção possível. Daí a necessidade de os bancos investirem em novas tecnologias e ferramentas. Foi o que fez o Conglomerado Financeiro Alfa, que iniciou em 2019 um grande projeto de digitalização da sua operação de crédito consignado privado.

“Foi um dos nossos primeiros sistemas em nuvem”, explica Roberto Pádua, superintendente de consignação do Alfa. A transformação para a oferta de uma modalidade de consignado digital foi iniciada em 2019, em meados de 2020 a instituição rodou um piloto com uma base pequena de clientes e, em fevereiro deste ano, colocou o novo produto oficialmente no ar.

Todos os novos convênios já são originados por meio da nova plataforma, que tem por trás a Onidata, empresa que desenvolveu um sistema completo de crédito, com infraestrutura e APIs próprias, no formato white-label.

“Agora começamos a fazer a migração da carteira atual também para este novo sistema, além de já originar os novos convênios na plataforma.”

Com um modelo que prioriza o autosserviço, o consignado digital do Alfa é oferecido a empresas que desejam disponibilizar este tipo de empréstimo como um dos benefícios ao seu quadro de funcionários, sem necessidade de migração de folha de pagamento, abertura de conta corrente ou contratação de outros serviços.

Por meio da plataforma digital, o funcionário faz a simulação, contratação, assinatura eletrônica e acompanha a operação, assim como pode fazer a portabilidade de outra instituição financeira e o refinanciamento. Para ser aprovado, o crédito depende de autorização do RH da empresa para desconto em folha.

Para a empresa, a plataforma pode ser integrada ao sistema de gestão de folha de pagamento e ao e-Social proporcionando visibilidade e o controle dos contratos e de margem, com averbação e repasse de forma automática ou semiautomática. O RH também pode aplicar descontos em verbas rescisórias, atualizar as informações dos colaboradores e acompanhar e controlar as operações e os repasses.

“Como somos especializados em consignado, o RH nos vê como o parceiro mais próximo. Trabalhamos muito com ações de educação financeira para os funcionários das empresas clientes”, conta Pádua.

O executivo lembra que o Alfa mobilizou um squad dedicado para a realização do projeto, envolvendo profissionais de diversas áreas, como produtos, tecnologia, comercial e jurídico, entre outras.

Outro diferencial é que os funcionários das empresas conveniadas têm acesso gratuito ao clube de benefícios do Alfa, o Alfa Club, que reúne mais de 1,4 mil parceiros e descontos que podem chegar a até 60% em compras de produtos e serviços em diversas categorias, incluindo itens para casa, carro, vestuário, beleza, saúde, além de condições especiais para cursos de idiomas, técnicos e de graduação e pacotes de viagens com valores exclusivos.

O Alfa é um dos nomes de peso na carteira da Onidata. Por meio de soluções em cloud no modelo SaaS (software as a service), a empresa atende fintechs, bancos, grandes varejistas, empresas de tecnologia, entre outros, que buscam uma infraestrutura de TI em white-label para processar suas operações de crédito. Como não poderia ser diferente, a solução está preparada para o Open Banking, facilitando as integrações nos sistemas legados, marketplaces e parceiros.

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