Data Rudder, de prevenção a fraudes no Pix, capta R$ 10 milhões em rodada liderada pela L4 Venture Builder

A Data Rudder, techfin de prevenção às fraudes via PIX, anuncia a captação de R$ 10 milhões em sua rodada Série A. O apoerte foi liderado pela L4 Venture Builder, fundo de investimento independente criado em 2022 pela B3. O BTG Pactual, que havia investido na empresa por meio de seu programa de aceleração, o boostLAB, também acompanhou o deal.

No ano passado, a Data Rudder havia captado R$ 3,1 milhões da Sinqia, líder em tecnologia e inovação para o setor financeiro brasileiro, por meio de seu programa de Corporate Venture Capital, o Torq Ventures.

Fundada em Florianópolis (SC), em 2018, por Rafaela Helbing e Thais Nolasco, a Data Rudder oferece em seu portfolio uma solução especializada em mitigar o risco em operações Pix.

Golpes ja afetaram 20% dos clientes

Segundo o Banco Central, o volume de transações instantâneas já supera a soma dos pagamentos realizados via cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques. Visto como o método mais popular entre os fraudadores, só em 2022 as tentativas de golpe utilizando o PIX impactaram mais de 20% da população. De 2022 para 2023, a Data Rudder viu seu faturamento crescer mais de 370%.

“Normalmente, o sistema antifraude das empresas atua com algoritmos mais generalistas. No caso da Data Rudder, temos um algoritmo treinado para cada cliente”, diz em nota Rafaela Helbing, CEO da Data Rudder. “A tecnologia aprende conforme as especificidades do negócio e da modalidade de fraude vista naquela companhia“, explica. Segundo ela, a empresa consegue detectar até 78% de contas laranja — como são chamadas as contas bancárias criadas para fraude — e até 80% de fraudes em PIX, com 99% de taxa de aprovação.

Com a Série A, a Data Rudder se prepara para escalar a operação. Para isso, conta com uma estratégia de crescimento baseada no fortalecimento da marca e na ampliação do time. A chegada da L4 Venture Builder ao cap table da Data Rudder fortalece o plano de atuação e expansão da empresa. “Sempre tivemos uma equipe bastante sênior, até pela característica do negócio. Nossa ideia é trazer novos profissionais, principalmente para a área de desenvolvimento. Queremos ampliar nossa operação, mas sem perder a qualidade do que sempre foi entregue e a cultura construída até aqui”, Thais Nolasco, COO da Data Rudder.