HOLA, HERMANOS!

Inter aterrissa na Argentina e inicia expansão pela América Latina

No país vizinho, o banco digital começa oferecendo a conta global de investimentos; outros produtos estão no radar

João Vitor Menin/Inter
João Vitor Menin/Inter | Imagem: divulgação

O banco digital Inter está dando mais um passo em sua expansão internacional. Depois de avançar nos Estados Unidos, a instituição acaba de chegar à Argentina, com a oferta da sua conta global de investimentos. A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica com o Grupo BIND, que tem autorização para operar em solo argentino. Assim, o Inter não precisará de uma licença bancária no país vizinho.

O lançamento na Argentina inaugura a estratégia do Inter para ampliar o acesso a seu ecossistema global em mercados na América Latina. O primeiro movimento do banco para extrapolar as fronteiras brasileiros foi a chegada aos EUA em 2021, com a compra da fintech norte-americana Usend. Atualmente, o Inter soma quase 4 milhões de clientes globais.

“A expansão do nosso ecossistema global reflete o compromisso do Inter em atender a essa demanda existente na América Latina por meio de parcerias estratégicas, garantindo escala para o negócio enquanto oferecemos recursos sem fronteiras e sem custos operacionais significativos”, afirmou João Vitor Menin, CEO global do Inter, em nota.

Na terra dos ‘hermanos’, o Inter começa oferecendo a Global Account de investimentos. A oferta depende da aprovação do acordo com o Grupo BIND pelos órgãos reguladores argentinos. Por meio da conta global, os argentinos poderão investir em ações das maiores empresas globais, negociadas nas bolsas norte-americanas Nyse e Nasdaq, e também em outros ativos, como ETFs, Reits, bonds, entre outras possibilidades.

De acordo com o Inter, a conta global de investimentos também permitirá aos argentinos acesso a experiências fora de seu país. Há, por exemplo, entradas VIP no Inter&Co Stadium, em Orlando (na Flórida), aluguel gratuito de bicicletas em Miami, entre outros benefícios.

Em um segundo momento, os clientes no país vizinho poderão eventualmente ter acesso a outros serviços como pagamentos, transferências, gift cards, cashback, entre outros.

Com uma base de mais de 36 milhões de clientes, o super app do Inter tem soluções nas nas frentes de banking, investimentos, crédito, seguros e remessas internacionais, assim como o próprio programa de pontos e o shopping, que reúne varejistas do Brasil e dos EUA.

Solo latino

Nos últimos anos, outros grandes bancos digitais no Brasil vêm investindo em operações em países latino-americanos. O Nubank começou aterrissando no México, depois rumou para a Colômbia e já deixou claro que pretende fincar os pés em outros mercados pelo mundo. Até a Argentina estaria no radar da fintech, segundo disse o CEO global David Vélez em outubro do ano passado

Em 2024, o Mercado Pago também anunciou que planeja obter uma licença bancária no México. Além do Brasil e do México, a fintech do Mercado Livre hoje está presente em outros cinco países latinos: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.