O banco Inter anunciou ontem durante seu Investor Day metas de crescimento para os próximos cinco anos, no que foi chamado de “plano 60-30-30”. Até 2027, o super app mineiro planeja mais do que dobrar a base atual, para 60 milhões de clientes, e atingir 30% de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e 30% de índice de eficiência.
Os objetivos são ambiciosos. Ao mesmo tempo em que busca ganhar escala, o Inter quer alcançar maior eficiência em relação aos concorrentes, assim como alta rentabilidade, gerando mais de R$ 5 bilhões em lucro líquido com carteira de crédito de R$ 100 bilhões.
Ao final do terceiro trimestre — último dado público –, a instituição tinha uma carteira de crédito de R$ 22 bilhões, apurou lucro líquido ajustado de R$ 23 milhões e o ROE ficou negativo em 1,7%. O índice de eficiência, por sua vez, foi de 78,3 (nesse indicador, que mede o custo de um banco para gerar receita, quanto menor o percentual, melhor).
“Ao equilibrar investimentos em tecnologia com crescimento e rentabilidade, indo muito além dos serviços bancários, o Inter se tornou o primeiro super app das Américas. Construímos um conjunto de ofertas a partir da nossa conta digital que são incomparáveis no mercado”, afirmou João Vitor Menin, CEO do Inter. “Estamos nos estágios iniciais da nossa evolução, mas os resultados positivos mostram que está na hora de levar o Inter ao próximo nível. Estamos confiantes de que temos a estratégia, as soluções e a equipe certas para executar nosso plano, perseguir nossos objetivos e entregar um crescimento sustentável.”
O executivo explica que, à medida que o Inter aumenta a base de clientes e melhora a monetização, espera-se que a taxa de eficiência seja superior ante seus pares ao longo do tempo. “Nossas métricas e indicadores de desempenho também seguirão crescendo enquanto continuamos nossa expansão”, afirmou o CEO.
Com mais de 24 milhões de clientes, o Inter se posiciona como uma plataforma que combina produtos e serviços financeiros com soluções não financeiras, isto é, um super app para pessoas físicas e pequenas e médias empresas (PMEs). A intenção é que o cliente concentre sua vida no Inter. Hoje, 66% dos clientes ativos já consomem três ou mais produtos na instituição.
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