Nubank capta US$ 150 milhões com IFC para crescer na Colômbia

O empréstimo para o Nubank tem prazo de três anos e será o primeiro desembolsado pelo IFC para um banco digital na América Latina

O Nubank acaba de levantar US$ 150 milhões com a IFC, o braço financeiro do Banco Mundial, para financiar o crescimento de suas operações na Colômbia, país onde o banco digital desembarcou em 2020.

O empréstimo, em moeda local e com prazo de três anos, será utilizado para impulsionar a expansão do Nubank em terras colombianas, onde nasceu inclusive seu fundador e CEO global, David Vélez. Na Colômbia, a fintech já é o emissor de cartões de crédito que cresce mais rápido, atingindo quase 80% dos municípios do país.

No últimos dez meses, o Nubank emitiu mais de 400 mil cartões na Colômbia por meio da subsidiária Nu Colômbia, que recebeu autorização em agosto do ano passado para operar como instituição financeira. Até setembro — último dado público disponível — o banco tinha 439 mil clientes no país.

“Esse empréstimo reflete a confiança no nosso modelo de negócio, a solidez da nossa operação e nossas contribuições à educação financeira na Colômbia, um país com baixa penetração de serviços financeiros e uso frequente de dinheiro em espécie”, afirmou David Vélez, CEO e fundador do Nubank, em comunicado.

O empréstimo para o Nubank é o primeiro desembolsado pelo IFC para um banco digital na América Latina.

“Uma maior inclusão financeira é essencial para o crescimento econômico, e os bancos digitais terão um grande papel em atender as necessidades de clientes de varejo com pouco ou nenhum acesso a serviços bancários. Esse investimento visa tanto endereçar essas necessidades como catalizar mais investimentos no setor financeiro da Colômbia e da região”, disse Makhtar Diop, presidente da IFC, no comunicado.

A Colômbia foi o terceiro mercado onde o Nubank passou a atuar, depois de Brasil e México. Em solo asteca, o banco digital também vem expandindo os investimentos. Em dezembro último, por exemplo, anunciou uma capitalização de US$ 330 milhões na operação daquele país, onde já tem mais de 3 milhões de clientes.

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