A Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online, acaba de anunciar a incorporação da Apoema, especializada em cobrança, também pertencente à Lone Star Funds, private equity com investimentos no mundo todo e investidora da Lendico.
Com a operação, a fintech assume a gestão da Apoema, liderada por Bianca Sidoti, que deixou o posto de Chief Operating Officer (COO) para assumir a posição de Chief Collection Officer (CCO). Nessa junção, a Lendico passa a somar 160 colaboradores a partir da chegada de 30 novos profissionais da empresa de crédito, todos atuando em home office, mas sediados no escritório da Lendico, em São Paulo (SP).
A estratégia da Lendico é expandir a oferta de soluções financeiras, dando sequência a um processo que teve início no ano passado, com o lançamento do Boleto Parcelado Lendico. Com esse produto, as pessoas que não têm cartão de crédito ou conta em banco, podem parcelar suas compras online. Na prática, trata-se de um crédito direto ao consumidor (CDC).
Com seis anos de operação no Brasil, a Lendico emprestou mais de R$ 600 milhões para mais de 80 mil clientes. Foi uma das primeiras a explorar o empréstimo pessoal online no Brasil, quando esse terreno ainda era inóspito e não tinha as figuras de Sociedade de Crédito Direto (SCD) e Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), que viriam em 2018.
No início de 2020, a Lendico entrou com pedido no BC para operar como SCD e aguarda aval do regulador. A fintech atua como correspondente bancário da Socinal.
Hoje, o segmento de crédito é disputado por muitas fintechs, como Creditas, Open Co (fusão de Geru e Rebel), Simplic, FinanZero, além de algumas mais dedicadas a mercados específicos, como BizCapital (PME), SuperSim e ClickCash (desbancarizados); LendMe e Pontte (home equity), entre outras. Ou ainda as que atuam com P2P lending, como a Nexoos, que desbravou esse mercado em 2015 e, de lá pra cá, já emprestou mais de R$ 497 milhões.
Em report recente, antecipado com exclusividade pelo Finsiders, o Distrito apontou que o Brasil tem 142 fintechs de crédito, número que representa 14,4% de todo o ecossistema de fintechs. Esses negócios se dividem nas seguintes categorias: oferta direta (52 empresas), marketplace (44), antecipação de recebíveis (24), P2P (16) e consórcios (6).
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