O Open Finance no Brasil segue em trajetória de crescimento. Conforme dados do terceiro trimestre que acabam de ser divulgados pela Estrutura Inicial de Governança, o sistema acumula mais de 9,6 milhões de consentimentos ativos para mais de 6,3 milhões de clientes únicos (PF e PJ), volume 43,3% superior aos 6,7 milhões apurados ao final de junho.
Os números consideram a soma do reporte feito pelas 19 instituições participantes da fase 2 do Open Finance. “Há tendência de crescimento do total de consentimentos devido a melhorias já realizadas nas APIs de fase 2, disseminação do uso do Open Finance pela população e incrementos na experiência do usuário”, diz o relatório.
A quantidade de chamadas de APIs, por sua vez, chegou a mais de 3,9 bilhões no período entre julho e setembro, o que representa alta de 64,6% na comparação com o trimestre anterior. Boa parte (1,4 bilhão) das chamadas de APIs ocorreu nas quatro últimas semanas do terceiro trimestre, mostra o relatório. A taxa de sucesso das APIs ficou em 92,8% no período, contra 86,6% no segundo trimestre.
Seguindo a tendência já observada nos períodos anteriores, no terceiro trimestre as APIs de contas e de cartão foram as mais usadas pelas instituições participantes do Open Finance no Brasil. Ao todo, foram 2,54 bilhões de chamadas nas APIs desses segmentos, representando 64% do total. O restante incluiu empréstimos, financiamentos, dados cadastrais, consentimento, recursos e outros.
Dentro da fase 3 do Open Finance, 7 novos iniciadores de transação de pagamento (ITPs) foram certificados e habilitados ao longo do terceiro trimestre. São eles: Hub Fintech (do Magalu), Inter, Itaú, Mercado Pago, Parati, Sicoob e Quanto. No total, atualmente 14 instituições estão aptas a operar o serviço.
Ainda de acordo com o relatório, são 805 instituições participantes do sistema no país, incluindo 508 detentoras de contas; 423 receptoras e/ou transmissoras de dados; 46 iniciadores de pagamento (mas apenas 12 estavam habilitados a operar no ambiente produtivo até o terceiro trimestre) e 34 correspondentes no país. Uma mesma instituição pode ter mais de um papel.
Hoje, mais de 600 pessoas, de diferentes instituições, estão envolvidas com o Open Finance no Brasil. São mais de 25 grupos técnicos (GTs) e squads, responsáveis pela elaboração de estudos e propostas técnicas de acordo com o plano de trabalho definido pelo Conselho e BC.
Leia também:
No Banco Mercantil do Brasil, o cliente agora pode quitar dívidas via Open Finance
XP entra no Open Finance e libera primeiras funcionalidades
PicPay cria hub de Open Finance e vai lançar iniciação de pagamentos