O PagBank iniciou 2025 com demissões. Oficialmente, o banco digital do Grupo UOL diz que realizou uma reestruturação, mas não abre quantos funcionários foram desligados. Fontes dizem que os cortes atingiram entre 300 e 500 pessoas. Em seu site, a empresa afirma ter mais de 7 mil profissionais.
De acordo com uma fonte, que preferiu não se identificar, a maior parte das demissões envolveu posições de gerência e coordenação. Nem todos, no entanto, eram contratados do PagBank, e sim terceirizados ou de consultorias.
Em nota, o banco digital apenas informou que implementou a reestruturação “com o objetivo de melhorar a eficiência da companhia”. Há dois anos, também em janeiro, o PagBank havia demitido 7% do seu quadro, ou cerca de 500 funcionários, também atribuindo os cortes à busca por eficiência.
As demissões ocorrem num momento em que o mercado de credenciamento enfrenta forte competição e margens apertadas. Nesse cenário, o que vem acontecendo é uma maior diversificação de portfólio, em busca de novas receitas, assim como a revisão de estratégias. Os exemplos incluem a saída da Cielo e a tentativa de venda da Linx pela Stone, além da integração entre Itaú e Rede.
Veja abaixo a nota do PagBank na íntegra:
“O PagBank implementou reestruturação com o objetivo de melhorar a eficiência da Companhia. O PagBank segue empenhado em sua missão de facilitar a vida financeira de pessoas e negócios, oferecendo um ecossistema simples, seguro, acessível e digital a comerciantes e consumidores.”