Efinalmente, para alegria de muitos, o dia 365, digo, 31 de janeiro chegou! O mês está acabando, mas ainda dá tempo de noticiarmos mais demissões. O PayPal anunciou que vai dispensar 9% de sua força de trabalho global, o equivalente a 2,5 mil funcionários.
A bomba chega exatamente um ano depois de a companhia ter ceifado 7% de seu quadro de colaboradores, ou 2 mil empregos. Trata-se da segunda rodada de demissões no PayPal desde que a empresa contratou quase 30 mil funcionários no fim de 2022. Um movimento que escancara as dificuldades enfrentadas pela companhia frente à maior concorrência na área de pagamentos.
Em carta aos colaboradores na quarta-feira (30), o CEO Alex Chriss, que assumiu o cargo há cinco meses, diz que a decisão foi tomada para dimensionar corretamente a empresa e será realizada por meio de demissões diretas e de eliminações de vagas em aberto. Os funcionários incluídos nos cortes devem ser informados até o fim desta semana.
Em novembro, aliás, o CEO já havia cantado a bola de que esperava aumentar a receita fora do volume puramente relacionado a transações e se comprometeu a tornar a fintech mais enxuta, reduzindo assim sua base de custos.
Confira alguns trechos da carta enviada aos funcionários do PayPal:
“Especificamente, em toda a nossa organização, precisamos aumentar o foco e a eficiência, implementar a automação e consolidar nossa tecnologia para reduzir a complexidade e a duplicação. Iniciamos essa jornada, mas ainda há muito trabalho a ser feito. E 2024 marca um ano de mudanças, incluindo algumas decisões difíceis, mas necessárias, para chegarmos aonde precisamos ir.
Hoje, estou escrevendo para compartilhar a difícil notícia de que reduziremos nossa força de trabalho global em aproximadamente 9% por meio de reduções diretas e da eliminação de cargos em aberto ao longo do ano. Estamos fazendo isso para ajustar o tamanho da nossa empresa, o que nos permitirá agir com a velocidade necessária para atender aos nossos clientes e impulsionar o crescimento lucrativo. Ao mesmo tempo, continuaremos a investir em áreas do negócio que acreditamos que criarão e acelerarão o crescimento.
Se sua função estiver incluída nessa redução da força de trabalho, você será notificado entre hoje e o final da semana. Essas decisões não foram fáceis de serem tomada. E estamos realizando essas ações com muito cuidado e consideração.”
*Conteúdo publicado originalmente pelo portal parceiro Startups.
Leia ainda:
Em busca de operação lucrativa, fintech Cora volta a demitir
Com apoio de PayPal e Samsung, uruguaia Prometeo capta US$ 13 milhões e mira Brasil