RADAR: Vórtx QR Tokenizadora reforça conselho; Nubank lança conta no México e mais

A Vórtx QR Tokenizadora anunciou a chegada de Edgar Ramos como membro do conselho. Leia esta e outras notícias no Radar do Finsiders

Vórtx QR Tokenizadora traz ex-B3 Edgar Ramos para o conselho

A Vórtx QR Tokenizadora anunciou hoje a chegada do economista Edgar da Silva Ramos como membro do conselho de administração da companhia, plataforma de negociação de ativos tokenizados fruto de uma joint-venture entre Vórtx e QR Capital.

O executivo já integrou o conselho administrativo da B3 e atualmente é diretor-executivo da Assu Empreendimentos Imobiliários e Agropecuários, além de membro do conselho da QR Capital.

A partir deste mês, ele se junta ao board da tokenizadora, ao lado do cofundador da Vórtx, Alexandre Assolini; Fernando Carvalho, fundador e CEO da QR Capital; Pedro Englert e Eduardo Glitz, investidores da Vórtx.

Não é a primeira contratação de peso feita pela Vórtx QR Tokenizadora nos últimos meses. Em setembro, a empresa recrutou Carlos Ratto, ex-diretor da B3 e da antiga Cetip, como CEO. A tokenizadora está em operação desde junho, no âmbito do sandbox regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Consultoria lista os quatro cargos em tecnologia mais buscados por fintechs

A PageGroup, consultoria especializada em recrutamento e seleção de executivos de todos os níveis hierárquicos, fez um estudo que mostra os perfis de profissionais em tecnologia da informação (TI) mais demandados pelas fintechs.

De acordo com a pesquisa, desenvolvedores “full stack”, engenheiros de software, engenheiros mobile e “Scrum master” são os mais buscados. Os três primeiros tiveram aumento de 40% na procura este ano, em comparação com 2021. Já a busca por profissionais que atua como “Scrum master” cresceu 20% em igual intervalo.

“As fintechs se sobressaem e despertam cada vez mais o interesse dos candidatos por proporcionarem rotinas diferentes do mercado tradicional, como trabalho híbrido, ambiente totalmente tecnológico e equipes de alto desempenho”, diz Luana Castro, gerente executiva da divisão de tecnologia do PageGroup, em nota.

Segundo a consultoria destaca em um e-book, as oportunidades para profissionais como engenheiros da computação e telecomunicação, físicos e matemáticos estão crescendo rapidamente, do mesmo jeito que o treinamento em liderança, programação, cibersegurança, inteligência artificial, robótica e big data.

Salários atrativos, trabalho híbrido ou remoto, auxílios estendidos para crianças, adultos e animais de estimação são os principais benefícios que atraem o interesse dos profissionais por esses tipos de empresas, diz o PageGroup.

Nubank amplia portfólio no México

Três anos depois de anunciar sua chegada ao México, o Nubank está lançando a conta digital, a Cuenta Nu, e cartão de débito no país — segundo maior mercado onde a companhia atua. Os produtos complementam o portfólio do banco digital em solo asteca, onde a fintech já oferece cartão de crédito e atende mais de 3 milhões de clientes.

Desde ontem (23), os mexicanos podem entrar numa lista de espera para ter acesso às novas soluções, que serão disponibilizadas gradualmente nos próximos meses.

“Nós estamos nos estágios iniciais de desenvolver uma plataforma completa de serviços financeiros no México. O lançamento da conta é um passo estratégico para esse roadmap que irá prover acesso a depósitos locais assim como desbloquear oportunidades futuras de crescimento ao expandir nossa base de clientes e, assim, melhorar nossos modelos de crédito, uma vantagem competitiva importante”, afirma David Vélez, CEO e fundador do Nubank, em nota.

Conforme explica Iván Canales, general manager do Nu México, a Cuenta Nu, 100% digital, se insere num contexto em que mais da metade (cerca de 51%) da população adulta no México não tem nenhum produto para guardar dinheiro, por exemplo. “A Cuenta Nu é outro grande passo em direção ao nosso objetivo de libertar milhões de mexicanos da complexidade financeira e dar a eles de volta o controle sob seu dinheiro, reforçando o compromisso de longo prazo com o México, com a revolução e inclusão financeira digital”, diz ele, na nota.

O lançamento da conta digital ocorre pouco mais de um ano depois que o Nu México comprou a Akala, que opera como uma Sociedad Financiera Popular (Sofipo), uma modalidade de instituição financeira no país.

PagBank lança seguro para Pix com a BNP Paribas Cardif

O PagBank PagSeguro acaba de lançar um seguro para proteger transações via Pix, uma modalidade lançada por diversos bancos e fintechs em meio ao aumento das fraudes envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos.

O produto do PagBank, que custa R$ 4,90 por mês, foi desenvolvido em parceria com a seguradora BNP Paribas Cardif, especializada em seguros massificados. Ao optarem pelo seguro, os clientes também vão concorrer, automaticamente, a sorteios mensais de R$ 30 mil reais, já descontando o Imposto de Renda (IR). O produto também garante indenização por morte acidental e invalidez permanente.

“Nosso objetivo é garantir segurança e tranquilidade aos clientes que acessarem o app do PagBank para efetuar transações via Pix, TED ou qualquer outro tipo de transferências e até mesmo pagamentos ou compras sob coação”, informa Fabio Herszkowicz, diretor de serviços financeiros do PagBank PagSeguro, em nota.


Creditas faz parceria com a Ademicon

As parcerias continuam a todo o vapor no ecossistema financeiro. A Creditas, fintech de crédito com garantias, fechou um acordo com a Ademicon, especializada em consórcio de imóveis, veículos e serviços, para comercializar seu empréstimo com garantia de veículo (car equity) aos clientes da administradora.

Em nota, a Ademicon diz que a contratação da solução pode ser feita com o apoio de um consultor da administradora com taxa de juros a partir de 1,49% ao mês. O produto está disponível apenas para pessoas físicas e o veículo dado como garantia deve ter ano de fabricação de até 15 anos.

“Estamos sempre atentos às novidades e inovações, buscando oferecer diferentes soluções de crédito aos nossos clientes. Neste sentido acreditamos que a parceria com a Creditas neste produto, é essencial para o seu sucesso”, explica Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon, em nota.

*A seção Radar publica uma curadoria de notícias curtas e relevantes sobre aportes, operações de M&A, parcerias, lançamento de soluções, entre outras novidades que interessam ao mercado de fintechs.

Leia também:

Carlos Ratto, ex-diretor da B3 e Cetip, é o novo CEO da Vórtx QR Tokenizadora

Nubank entra em crédito com garantia

A Turn2C quer fazer o “consórcio inteligente” e agora conquistou a B3