O Banco Carrefour registrou aumento de 50% no seu faturamento no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Vamos continuar acelerando”, diz Carlos Mauad, CEO do banco – que ele prefere chamar de ‘fintail’, referindo-se ao negócio que é um mix de fintech com varejo (retail, em inglês).
O aumento, segundo o banco, confirma o ciclo de recuperação iniciado no ano passado, quando a empresa decidiu retomar a concessão de crédito.
Os cartões de crédito Carrefour e Atacadão apresentaram altas taxas de crescimento, atingindo 42,8% e 61,1%, respectivamente, na comparação anual. Dando continuidade ao bom momento observado no 1T21, outros produtos tiveram mais um trimestre forte e alcançaram R$ 167 milhões, a maior contribuição já feita por esta categoria, impulsionada pela retomada do crédito pessoal.
Mais uma vez, as vendas on-us e off-us apresentaram desempenho sólido, atingindo + 23% e + 61%, respectivamente. A carteira de crédito total atingiu R$ 13,7 bilhões, um aumento de 18,2% no comparativo anual. A receita líquida continuou sua tendência de recuperação e voltou ao território positivo na comparação ano a ano pela primeira vez desde o 2T20. No 2T21, a receita líquida foi de R$ 881 milhões, + 15,6% a/a, principalmente impulsionado pelo aumento sequencial no faturamento desde o segundo semestre de 2020.
A carga de risco totalizou R$ 375 milhões no 2T21, +14,7% no comparativo anual, devido à aceleração do crescimento do banco, que pressiona os resultados de curto prazo. Isso foi parcialmente compensado pela venda de uma carteira inadimplente de aproximadamente R$ 1 bilhão em junho deste ano, que já foi totalmente baixada, adicionando um efeito positivo de R$ 21 milhões. Já os índices de inadimplência (Non-Performing Loans – NPLs) permaneceram significativamente abaixo dos níveis observados no 2º trimestre de 2020, destacando a alta qualidade de carteira.
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