A Stone anunciou na noite de quinta-feira (6) a chegada de Luiz André Barroso, ex-vice-presidente de engenharia do Google, como novo membro do conselho de administração. Ele entra no lugar de Pedro Franceschi, cofundador do Brex, que deixou o posto após quase dois anos.
A entrada de Luiz no board da fintech brasileira é mais um passo no esforço da Stone para se tornar uma empresa de tecnologia, indo além da oferta de produtos e serviços financeiros, um movimento mandatório no contexto de crescente competição, especialmente entre as adquirentes.
O executivo brasileiro é referência mundial por suas contribuições para arquitetura de computadores e sistemas digitais. No Google, foi responsável pela espinha dorsal da plataforma de serviços online da empresa. Coordenou, ainda, roteiros técnicos que abrangem todos os produtos da marca e trabalhou como vice-presidente de engenharia nas equipes Core e Maps, e como líder técnico em áreas como pesquisa e design da plataforma de computação.
Mestre em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Ph.D. em engenharia da Computação pela University of Southern California, Luiz é coautor de “The Datacenter as a Computer”, o primeiro livro-texto a descrever a arquitetura de sistemas de computação em escala de armazém, agora em sua terceira edição. Foi ganhador também do prêmio Eckert-Mauchly, promovido pela Association for Computing Machinery (ACM) e IEEE Computer Society.
Além de Luiz, o conselho da Stone é composto por André Street (fundador da companhia e chairman do board); Conrado Engel (vice-chairman); Luciana Aguiar; Diego Fresco Gutierrez; Mauricio Luchetti, Patricia Verderesi; e Thiago Piau.
‘Big tech’
A intenção da Stone é ser uma ‘big tech’ brasileira, sem perder a essência de startup. Tanto é que no ano passado a companhia reforçou a equipe de tecnologia com a contratação de Marcus Fontoura (ex-Microsoft) como CTO e João Bernartt (ex-Chaordic Systems e Linx) como CIO. O próprio movimento de aquisição da empresa de software Linx, em 2021, já sinalizava essa ambição de ir além dos pagamentos.
“Queremos cada vez mais ser uma plataforma completa para os empreendedores, reunindo serviços financeiros e softwares idealizados para alavancar os negócios dos nossos clientes”, afirmou Marcus Fontoura, CTO da Stone, em nota.
Mudanças
A Stone também vem fazendo alterações na alta liderança da empresa. Recentemente, a fintech anunciou Pedro Zinner como novo CEO, no lugar de Thiago Piau, sócio da adquirente desde 2013 e CEO desde o final de 2017.
Em agosto do ano passado, a Stone também recrutou Rodrigo Cury, ex-BTG Pactual, como head de banking.
Leia também:
Pedro Zinner, ex-Eneva, será o novo CEO da Stone
Neon traz ex-Google e Airbnb para comandar diretoria de dados