O mercado de neobanks no Brasil continua com evidências de saturação e aponta para uma maior consolidação. É o que mostra a mais recente pesquisa mensal feita pelo Bank of America (BofA). O movimento já havia sido indicado nas edições anteriores do levantamento, realizado em parceria com a consultoria Sensor Tower, que se baseia em dados do Google Play e da Apple Store.
Conforme a pesquisa, os líderes de mercado Nubank e Mercado Pago seguiram ganhando market share em agosto. O banco digital do cartão roxo e o neobank do Mercado Livre, juntos, adicionaram 1,5 milhão de usuários ativos no mês passado. Em contrapartida, todos os outros players combinados perderam 2,2 milhões de usuários ativos em agosto.
“O número de clientes ativos de neobanks permaneceu estável em termos mensais e anuais, em linha com evidências anteriores de saturação desta indústria. Agora é uma questão de ‘market share’”, escreveram os analistas Mario Pierry, Antonio Ruette, Flavio Yoshida e Ernesto Gabilondo, no relatório distribuído a clientes.
No total, os downloads mensais de apps de neobanks somaram 13,6 milhões em agosto, bem abaixo da média registrada nos últimos dois anos, que era de 19,5 milhões. Os cinco principais neobanks, aliás, corresponderam a 62% dos downloads de aplicativos nesta categoria em agosto, contra 44% apurado no mesmo mês do ano passado.
Ainda de acordo com a pesquisa, os destaques positivos de agosto foram Nubank e PicPay. O Inter, por sua vez, viu a base de clientes ficar estável em relação a julho. Já o PagBank (ex-PagSeguro) e o Banco Pan tiveram queda na quantidade de clientes ativos mês contra mês.
Incumbentes
No caso dos bancos tradicionais, os downloads totalizaram 5,9 milhões em agosto, abaixo da média dos últimos três meses, dado o pior desempenho de Bradesco e Caixa Econômica Federal, mostra a pesquisa do BofA.
No período, o nível de atividade de clientes dos bancos incumbentes caiu ano contra ano, afetado principalmente pelos números da Caixa e “alguma fraqueza” de Itaú e Banco do Brasil (BB). “Por outro lado, a atividade dos clientes melhorou no Santander e ficou estável no Bradesco”, cita o relatório.
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