Nubank amplia atuação no México e entra em crédito pessoal

No início de agosto, o banco digital também inaugurou novas instalações no bairro de Polanco, na Cidade do México

Após consolidar sua presença no Brasil, onde possui 80 milhões dos seus mais de 85 milhões de clientes, o Nubank segue avançando em outras fronteiras. Nesta terça-feira (5), a fintech comandada por David Vélez anuncia a entrada em empréstimos pessoais no Nu México, subsidiária da empresa no país.

De acordo com o banco digital, o lançamento do crédito pessoal para os mexicanos será implementado em diferentes fases. Nos próximos dias, um grupo de funcionários começará a testar o produto, para só depois colocá-lo no ar a todos os usuários. 

“No Nu, estamos criando uma plataforma completa de serviços que acompanha diferentes etapas da vida financeira das pessoas. Ao expandir nosso portfólio para empréstimos pessoais, estamos oferecendo aos mexicanos mais opções para atingir seus objetivos”, afirma Iván Canales, gerente geral do Nu México, em comunicado.

Depois do lançamento, a contratação pelos consumidores acontecerá de forma 100% digital e em menos de 5 minutos. Ainda, os clientes poderão ajustar os valores e o cronograma de pagamento de acordo com as suas necessidades, segundo a empresa. Caso julguem necessário, poderão, também, adiantar os pagamentos a qualquer momento, sem taxas ou multas.

Além da conta digital e empréstimos pessoais, a empresa oferece cartão de crédito e débito no portfólio de soluções locais. 

Nu México

Esse é mais um passo do Nubank para fortalecer sua presença em solo mexicano. No início de agosto, o banco digital inaugurou novas instalações no bairro de Polanco, na Cidade do México, a capital do país, onde conta com mais de 1,2 mil colaboradores. 

Em maio, a empresa realizou o lançamento da sua conta digital, a Cuenta Nu. Um mês depois, já contabilizava a marca de mais de um milhão de pessoas e o recebimento acima de um bilhão de pesos mexicanos em depósitos (mais de US$ 57 milhões). Hoje, a instituição possui mais de 3,2 milhões de clientes que usam o seu cartão de crédito no México. Além disso, mais de 1 milhão utilizam a conta poupança e o cartão de débito. 

Desde a sua chegada no país mexicano, em 2019, a fintech afirma ter investido valores superiores a US$ 1,3 bilhão, alcançando um nível de capitalização superior a 500%, patamar quatro vezes acima do exigido. No final de 2022, anunciou uma capitalização de US$ 330 milhões. 

No mês passado, Iván destacou, em comunicado à imprensa, o crescimento acelerado da fintech, em comparação com os primeiros passos no Brasil.

“O ritmo com o qual estamos desenvolvendo e lançando produtos no México é radicalmente mais rápido. No Brasil, lançamos nosso cartão de crédito no início de 2014, e começamos com a opção de conta no final de 2017. E depois nos levou mais 3 anos para lançar um novo produto. No México, lançamos o cartão de crédito há 3 anos, em maio de 2023 lançamos a Conta Nu e, o que é ainda melhor, em um mês alcançamos um milhão de clientes”, disse o gerente geral do Nu México.

Colômbia

Outro país em que a instituição deve disputar mercado é a Colômbia. Em meados de janeiro, o banco digital captou US$ 150 milhões junto ao IFC, o braço financeiro do Banco Mundial, para ganhar a atenção dos colombianos. No segundo trimestre, a operação contava com 700 mil usuários no país, aumento de 133% na base de comparação anual.

Entre abril e junho deste ano, o Nubank alcançou um lucro líquido recorde de US$ 225 milhões (R$ 1,1 bilhão), aumento de 53% em relação a igual período do último ano, com a receita trimestral avançando 60%, para US$ 1,9 bilhão (R$ 9,3 bilhões).

Saiba mais:

Nubank chega a 80 milhões de clientes e se torna o 4º maior banco no Brasil

Nubank capta US$ 150 milhões com IFC para crescer na Colômbia