Artigo | A inteligência analítica como diferencial em tempos de Open Banking

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Por Lucas Guedes*, para o Finsiders

Se você acha que mudar de banco é algo trabalhoso, pela necessidade de informar todo o seu perfil à nova instituição financeira, notícias a respeito do Open Banking chegam em boa hora, já que essa inovação permite que as informações de cada correntista, hoje monopolizadas pela instituição com a qual ele mantém relacionamento, sejam compartilhadas com o mercado. Basta que você autorize essa interação. Trata-se de uma mudança significativa, que promete favorecer tanto consumidores quanto organizações que oferecem serviços financeiros. Mas como estas podem encontrar oportunidades nesse cenário? A resposta está na inteligência analítica.

O Open Banking é fruto da chamada “Open Economy”, em que empresas podem trocar informações sobre os consumidores de forma automática. Nesse contexto, reflexões a respeito de estratégias e maneiras mais eficazes de como identificar insights a partir de um verdadeiro oceano de informações são essenciais. E é aí que a inteligência analítica passa a ser um diferencial – uma bússola – para aqueles que buscam navegar com maior assertividade num mar de oportunidades geradas por essa inovação.

A já anunciada regulamentação do Open Banking pelo Banco Central (processo que será implementado em etapas e que deve se estender até dezembro) permitirá a entrada de mais players no mercado de crédito, além de gerar maior competição entre as organizações já atuantes no Sistema Financeiro Nacional. Como consequência dessa transformação no setor, espera-se a diminuição da assimetria de informações sob gestão dessas instituições, que terão seus sistemas integrados por meios de APIs (Application Programming Interface) abertas.

Voltando ao exemplo da troca de banco, explico melhor: imagine, então, que um consumidor deseja mudar a instituição financeira com a qual mantém vínculo. Com o Open Banking, ele conseguirá migrar todo o histórico de crédito construído ao longo dos anos (as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos e perfil de gastos, entre outras informações) sem ter que começar um relacionamento do zero com a nova instituição. Essa é uma mudança enorme e que facilitará a vida de consumidores e organizações do sistema financeiro.

Na prática, o Open Banking permitirá que o consumidor controle suas finanças de maneira integrada, a partir de um único app, não sendo necessário acessar o aplicativo de cada banco ou instituição financeira para conferir um panorama geral de suas aplicações e transações realizadas. Basta escolher o canal de sua preferência, com a experiência que melhor lhe atende para acessar produtos e serviços em múltiplas contas de diferentes instituições financeiras em um só lugar.

A abertura de APIs permitirá um aumento do volume de informações compartilhadas, o que irá gerar mais oportunidades no desenvolvimento de produtos e serviços cada vez mais personalizados aos clientes. Para identificar essas janelas, players do segmento financeiro não precisam se desviar de seu core business. Companhias especializadas, como as empresas de inteligência analítica, já oferecem serviços e soluções com total aderência aos objetivos de instituições financeiras e fintechs.

Estas soluções, elaboradas com base em informações como as de consumidores negativados e as do Cadastro Positivo, por exemplo, e somadas àquelas que as próprias instituições mantêm e obterão por meio do Open Banking, proporcionam uma melhor análise sobre perfis e, portanto, maior assertividade na tomada de decisão por parte dos players deste mercado.

A nova camada de informações proporcionada pelo Open Banking enriquecerá as análises de risco de crédito, ao permitir observar o comportamento de renda, gastos, fluxo de caixa, montante de poupança, possibilitando verificar a real capacidade de pagamento das pessoas e empresas (affordability). Com isso, a análise de crédito será muito mais precisa, permitindo às empresas melhorarem a aprovação e a ativação, mas também a retenção de clientes.

Soluções analíticas capazes de permitir a combinação de informações do Cadastro Positivo e do Open Banking, além de outras, poderão oferecer mais acurácia para que as instituições financeiras possam fazer ofertas de crédito mais adequadas e personalizadas. Quem também será beneficiado é o consumidor, com melhores condições para operações, como financiamentos mais justos e adequados ao seu perfil, melhores experiências no relacionamento com suas instituições financeiras, além do acesso a novas soluções e produtos personalizados.

O Open Banking chega trazendo oportunidades ao mercado de crédito e produtos financeiros. Se destacarão, as empresas que conseguirem aplicar inteligência analítica para aproveitá-las com mais eficácia.

*Lucas Guedes é vice-presidente de negócios da Boa Vista

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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

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