Rafael Gordo*
O mercado financeiro tem passado por mudanças revolucionárias nos últimos anos. De novas empresas oferecendo serviços financeiros inovadores – dados da Distrito mostram que, somente no Brasil, existem cerca de 1.290 fintechs em atividade – até inovações que impactam todo o mercado, como o PIX, o Drex e o open finance, todas as empresas foram impactadas de alguma forma.
E o Banking as a Service tem desencadeado uma transformação digital que ultrapassa os limites das indústrias tradicionais. Grosso modo, o BaaS pode ser definido como um modelo de negócios inovador, em que instituições financeiras disponibilizam seus serviços bancários e financeiros, como abertura de contas, pagamentos, processamento de transações, empréstimos e conformidade regulatória, por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) para empresas financeiras e não financeiras e outras instituições que desejam incorporar funcionalidades bancárias em suas próprias plataformas e aplicativos.
Em termos práticos, empresas de todos os setores conseguem oferecer serviços financeiros que agreguem valor ao seu negócio, de forma segura e sem precisar desenvolver uma infraestrutura financeira.
O varejo, aliás, é um exemplo de sucesso em incorporar serviços financeiros ao negócio: o cartão-loja, que oferece outros benefícios, como parcelamento extra, ofertas exclusivas e até mesmo cashback, tem estado cada vez mais presente no comércio. A gigante do e-commerce Amazon foi uma das que entrou para o clube recentemente – e já anunciou que uma carteira digital está nos planos para o futuro.
Além disso, empresas do próprio segmento financeiro também podem usufruir dos benefícios da modalidade. Com tanta mudança no mercado e equipes cada vez mais enxutas, um parceiro de Banking as a Service pode ser fundamental para acelerar a implementação de novos serviços, e até mesmo para a validação dessas soluções.
Mas não para por aí. Startups financeiras podem utilizar o BaaS como base para suas operações, permitindo que ofereçam uma variedade de serviços, como contas digitais, cartões de pagamento e empréstimos, sem a necessidade de obter uma licença bancária completa.
Já no setor de saúde, a modalidade pode facilitar a gestão de pagamentos e reembolsos de seguros médicos. Plataformas de saúde podem usar serviços bancários como a base para processar pagamentos de consultas médicas, procedimentos e outros serviços relacionados à saúde, melhorando a eficiência e a transparência nas transações.
Apesar de inúmeras vantagens, a adoção da nova modalidade não é isenta de desafios. A segurança dos dados financeiros e a conformidade regulatória são preocupações fundamentais. Empresas que adotam o BaaS devem garantir que seus parceiros atendam aos mais altos padrões de segurança e estejam em conformidade com os regulamentos pertinentes.
Além disso, confiança e transparência são cruciais ao selecionar um provedor para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços financeiros oferecidos. Encontrar o equilíbrio entre serviços padronizados e personalização também é uma tarefa delicada, pois as empresas desejam atender às necessidades específicas de seus clientes.
Mercado aquecido
Segundo a agência de pesquisa Future Market Insights, a expectativa é que, em 2031, o alcance do BaaS seja de US$ 12,2 bilhões – o que significa um crescimento de 15,7% ao ano. Além disso, vale destacar que o Brasil é um grande consumidor do serviço. O estudo do Instrospective Market Research (IMR), mostra que o país representa 73% do mercado de Banking as a Service na América do Sul e obteve uma receita de US$ 1,3 bilhão em 2021.
Para efeito de comparação, em todo o continente latino, houve uma receita de US$ 1,9 bilhão no mesmo período, o que mostra a relevância e o pioneirismo do país com relação à solução.
O futuro do mundo das finanças é empolgante, com tendências emergentes e o horizonte de expansão para novos mercados. À medida que as empresas continuam a abraçar a transformação digital, a modalidade passa a se estabelecer como um pilar fundamental, capacitando empresas de diversos setores a oferecerem serviços financeiros inovadores, ágeis e eficientes.
É inegável como o Banking as a Service está trazendo uma mudança de paradigma nas operações empresariais. Com sua capacidade de impulsionar a transformação digital, melhorar a experiência do cliente e liberar recursos valiosos, o BaaS está solidificando seu lugar como uma das tendências mais impactantes no mundo da tecnologia financeira e além.
*Director of Business Unit da Iteris