Biometria comportamental na cibersegurança das instituições financeiras

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”Linha” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.14.2″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” global_colors_info=”{}”]

Por Marcia Di Giaimo*, exclusivo para o Finsiders

Atualmente, é tarefa quase impossível passar um dia sem tomar conhecimento de algum golpe cibernético. E, não sem motivo, as fraudes financeiras estão no topo das ocorrências. Isso porque, enquanto a digitalização e a explosão do volume de transações online crescem, os cibercriminosos não perdem tempo, sofisticando suas ações e driblando as barreiras de proteção.

Nesse cenário, um desafio comum é que muitos dos clientes de instituições financeiras ainda não conseguiram se educar com a velocidade necessária para as armadilhas da engenharia social. De acordo com levantamento da Febraban, os ataques contra clientes de bancos aumentaram 165% no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Além disso, do lado das instituições financeiras, etapas múltiplas de autenticação acabam impactando negativamente a experiência dos usuários, podendo inclusive aumentar a necessidade de verificações manuais e, consequentemente, fazer saltar os custos.

Dessa forma, não são poucos os líderes de TI e segurança de bancos que têm despertado para o fato de que uma abordagem generalista de proteção que não considera os requisitos e hábitos exclusivos de cada cliente não é eficaz. Para os desafios atuais, a solução de biometria comportamental é capaz de aumentar a confiança dos usuários e aliviar as complexidades da autenticação para todos os envolvidos.

Não por acaso, o recurso tem sido considerado um divisor de águas para a segurança das instituições financeiras. Primeiramente porque a biometria comportamental cria um perfil personalizado do cliente, capturando características comportamentais do usuário, bem como a maneira como ele interage com os dispositivos. Isso oferece à instituição financeira um perfil tão exclusivo quanto uma impressão digital.

Com a biometria comportamental, é possível também evitar a perda de clientes, por meio da detecção e interrupção de ataques, e criar uma autenticação invisível, que funciona sem intervenção adicional dos clientes após a configuração inicial.

Para além disso, instituições que já aderiram à solução relatam ainda quantidade significativa de ataques frustrados, o que diminui as tentativas de ações criminosas, criando uma maior confiança entre os clientes, que se sentem mais tranquilos na realização de suas transações online.

A inteligência por trás da biometria comportamental tem um diferencial decisivo para a atualidade: coloca as instituições financeiras um passo à frente dos fraudadores. Só a análise personalizada e em tempo real do comportamento de cada usuário pode garantir uma resposta imediata contra eventuais ameaças — potencialidade estratégica para informações e clientes dos bancos.

*Marcia Di Giaimo é engenheira de vendas e gerente de customer success da Appgate no Brasil

As opiniões neste espaço refletem a visão dos especialistas e executivos de mercado, e não a do Finsiders.

Leia também:

Bancos priorizam segurança cibernética, IA e Open Finance

Opinião | Segurança no Open Banking: um desafio possível

unico lança token biométrico para bancos e fintechs

Segurança e inclusão serão decisivas para o real digital off-line

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.14.2″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||” global_colors_info=”{}”]

Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders, além de artigos de executivos do setor

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]