Opinião

Como engajar clientes? Só um em cada 5 usuários que instalam apps se cadastram na primeira semana

Jacob Joseph*

Nos últimos anos, com a evolução tecnológica e o anseio da população por eliminar burocracias, o mercado financeiro passou por uma transformação exponencial: o surgimento das fintechs. Ao mesmo tempo que os aplicativos do segmento se tornam cada vez mais populares, o número de marcas que disputam a participação de mercado também aumenta. Mas, em meio a tamanha procura e concorrência, como essas novas empresas podem fidelizar seus clientes.

Fintech App Engagement Benchmark, um relatório com dados coletados globalmente pela CleverTap, aponta as principais métricas para a nova realidade do setor financeiro:

  1. Taxa de instalação/inscrição: apenas 1 em cada 5 usuários que instalam aplicativos fintech (21%) acabam se inscrevendo na primeira semana.
  2. Tempo médio para se inscrever: 70% dos usuários que se inscrevem, o fazem dentro de 75 segundos após baixar o aplicativo pela primeira vez.
  3. Inscrição/Taxa de conversão: 95% dos usuários recém-assinados fazem pelo menos uma transação financeira no primeiro mês.
  4. Tempo médio para converter: 76% dos usuários recém-assinados passam da integração para o envolvimento mais profundo do funil em uma média de 7 dias.
  5. Frequência da sessão: em média, os usuários usam o aplicativo fintech cerca de 11 vezes por mês.
  6. Taxa média de transação repetida para novos usuários: 15% dos usuários recém-assinados completam mais de uma transação na primeira semana.
  7. Taxa média de cliques para notificações push: em média, 9% dos usuários do Android e 6% dos usuários do iOS clicam e interagem com as notificações push.
  8. Taxa média de cliques para notificações no aplicativo: a taxa de cliques para notificações no aplicativo é de 24%, ou seja, cerca de três vezes mais do que a das notificações por push.
  9. Taxa de abertura média por email: 34% dos usuários abrem emails enviados por empresas de fintech
  10. Quociente médio de viscosidade: os aplicativos de fintech desfrutam de um quociente de viscosidade de 22%, que indica quase um quarto de Maus retornam consistentemente aos seus apps. 

Se olharmos para a terceira métrica “95% dos inscritos concluem uma transação monetária no primeiro mês”, as marcas podem pensar que, embora os usuários vejam o valor nos aplicativos fintechs, é importante adotar estratégias personalizadas de envolvimento para aumentar a retenção na plataforma. Os usuários permanecerão responsivos, desde que a experiência seja envolvente e perfeita. 

Intensificar os esforços de engajamento omnichannel é fundamental para as plataformas fintech que querem se destacar da concorrência e manter seus clientes nos aplicativos. As métricas de referência estabelecidas em nosso relatório fornecem um ótimo ponto de partida para os profissionais que desejam desenvolver estratégias de marketing eficazes. Eles poderão comparar números com médias globais e identificar em quais aspectos estão se destacando e em quais áreas poderiam dar mais atenção ou inovação.

*VP de Data Science da CleverTap