O setor financeiro (bancos, seguros e outros serviços) lida diariamente com dados de clientes, contratos regulatórios e transações em tempo real. A falta de um sistema unificado de gestão de conteúdo aumenta o risco de não conformidade. E também sobrecarrega equipes de TI com processos manuais e vulnerabilidades de segurança. Neste cenário, ferramentas como automação e Inteligência Artificial (IA) surgem como aliadas críticas para transformar a complexidade do setor em eficiência operacional.
Em um cenário altamente digital, as empresas buscam desenvolver novas ferramentas para atender às demandas de seus clientes e defender ideias para liderar a revolução tecnológica. Essa mudança radical cresce na medida em que a IA deixa de ser apenas um termo da moda e se torna essencial para os negócios. Uma pesquisa do Gartner já havia revelado que quase 60% dos CIOs (diretores executivos de Tecnologia da Informação) do setor bancário implementaram ferramentas baseadas em IA ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.
Personalização centrada no cliente
A ascensão dos serviços bancários mobile first está remodelando o cenário financeiro, à medida que os consumidores esperam melhores serviços digitais integrados, seguros e acessíveis. Em todo o setor, os bancos estão investindo em plataformas móveis para atender às necessidades de uma sociedade que quer gerenciar suas finanças em qualquer lugar.
Esse foco renovado em um design centrado no usuário, impulsionado tanto pelo engajamento emocional quanto pela excelência tecnológica, posiciona os bancos para prosperar ao lado de fintechs, proporcionando experiências que conversam com as necessidades e aspirações reais de uma base de clientes diversificada e global.
Enquanto os serviços bancários digitais evoluem, as instituições financeiras estão dando maior ênfase à automação e à segurança cibernéticas para aumentar a eficiência e proteger os clientes. Análises baseadas em IA estão permitindo que os bancos ofereçam soluções hiperpersonalizadas, ajudando os usuários a tomarem decisões mais assertivas.
Ao mesmo tempo, estruturas avançadas de proteção, incluindo detecção de fraudes em tempo real e gerenciamento de riscos com tecnologia de IA, estão se tornando essenciais para transações digitais mais seguras.
Transformando dados em experiências
A gestão de conteúdo financeiro disponibiliza informações completas para clientes, investidores, reguladores ou equipes internas. Em termos rigorosos, isso pode significar uma série de documentos, como demonstrações financeiras, histórico de transações, dados do cliente, documentos KYC (sigla em inglês para “conheça seu cliente”) e outras conformidades.
Para habilitar essa jornada, os bancos precisam ir além de tecnologias pontuais e adotar plataformas robustas de conteúdo, como:
– CSM (Content Services Management): entrega conteúdo dinâmico, relevante e personalizado em todos os canais digitais. Além disso, automatiza processos e garante governança da informação.
– DAM (Digital Asset Management): organiza e distribui ativos digitais com controle de uso, garantindo consistência em campanhas e experiências.
Essas plataformas são o elo entre o dado bruto e a experiência personalizada. São elas que viabilizam uma comunicação mais humana, relevante e contextualizada. Investir em CSM e DAM é o que permite que os bancos usem seu poder de influência de forma inteligente e escalável. Mais do que oferecer um app funcional, é sobre construir relacionamentos digitais autênticos.
Além disso, essas ferramentas também podem auxiliar na precisão, relevância e conformidade do conteúdo, uma vez que criam níveis de confiança e transparência nos clientes e investidores. Isso permite fluxos de trabalho simplificados que reduzem custos operacionais e ineficiências, auxiliando na tomada de decisões e permitindo acesso fácil a dados financeiros críticos.
Inovação e IA para o futuro
A tecnologia continua a remodelar todos os setores, e as instituições financeiras estão acelerando seus investimentos em transformação digital. Bancos em todo o mundo priorizam agilidade, inovação e resiliência para atender às crescentes expectativas dos clientes. Ferramentas com o auxílio de IA permitirão recomendações monetárias automatizadas, assistentes bancários conversacionais e opções de autoatendimento para os usuários.
Apesar do seu vasto potencial, existem vários fatores que contribuem para a lenta expansão da adoção de finanças incorporadas. Tecnologicamente, são necessárias interfaces de programação de aplicativos (APIs) robustas e seguras para facilitar a integração perfeita de serviços em plataformas não financeiras. Ao mesmo tempo, os provedores precisam navegar por cenários regulatórios complexos para garantir sua conformidade e as leis de privacidade de dados.
Também existem barreiras relacionadas ao usuário, principalmente em relação à construção de confiança e à educação dos consumidores sobre os benefícios das finanças integradas. Para superar esses desafios, as empresas devem investir em tecnologias seguras e fáceis de usar, além de implementar estratégias eficazes de educação do consumidor.
Por meio de novas tecnologias e plataformas baseadas em dados, as instituições de serviços financeiros podem evoluir sua forma de trabalhar para atender às demandas de seus clientes por uma experiência mais rápida, segura e completa. Dados e tecnologia avançada são a chave para alcançar um melhor desempenho e, em última análise, gerar novas oportunidades para todos, empresas e consumidores.
*Diretor de engajamento da Kron Digital