RADAR: O banco digital das favelas; Creditas e ZAP+ fecham parceria e mais...

O G10 Bank, em parceria com a fintech Dock, começou a rodar o piloto do seu banco digital para favelas e outras notícias do setor

G10 Bank e Dock criam banco digital das favelas

O G10 Bank, em parceria com a fintech Dock, começou a rodar o piloto do seu banco digital para favelas, cuja expansão para novos clientes deve ocorrer ainda este ano. O projeto de parceria prevê duas fases. A primeira inclui digitalização com abertura de contas digitais PF e PJ, além de Pix, como forma de escalar a oportunidade de acesso. Na segunda, o banco das favelas reunirá na plataforma soluções de crédito.

Além de abertura de contas digitais para pessoas físicas e jurídicas, serão disponibilizados cartão pré-pago com bandeira Visa atrelado à conta e aplicativo. “Com a criação do G10 Bank, pode-se levantar o sonho antigo das favelas, que é empreender e poder transformar e aproveitar oportunidades. Muitas dessas pessoas ainda não conseguem chegar lá”, diz Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas e CEO do G10 Bank, em nota.

“Milhões de brasileiros foram incluídos digitalmente nos últimos anos. Ainda há muito o que fazer nesse sentido, mas precisamos dar o próximo passo rumo à verdadeira inclusão financeira, criando alternativas viáveis para as pessoas digitalizadas que ainda não encontraram meios de acessar crédito”, afirma Antonio Soares, CEO da Dock, na nota.

Antes, o G10 Bank já havia desenvolvido outra iniciativa de modo não digital. Na ocasião, mais de 80 empreendedores tiveram acesso a créditos entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, entre eles, a iniciativa Favela Brasil Express, que busca resolver o problema de entregas aos moradores de favelas que não possuem CEP.

Depois do iPhone, agora Itaú quer facilitar venda de Samsung

Em mais um movimento na direção do ‘beyond banking’, o Itaú anunciou hoje uma parceria com a Samsung que permitirá aos clientes do banco comprarem smartphones da marca sul-coreana de forma recorrente, com condições facilitadas, nos moldes do “iPhone para Sempre”, lançado em 2020.

De acordo com a instituição, o programa “Sempre de Samsung” está disponível na loja “Samsung no Itaú” dentro dos apps Itaú e Itaú Personnalité, e oferece os aparelhos mais modernos da marca com parcelamento em 21 vezes mais um pagamento final – e a opção de trocar o aparelho após esse período sem pagar a última parcela – bem como um seguro para proteção de tela durante os meses de adesão ao programa.

“Com o programa Sempre de Samsung damos mais um passo nessa parceria de sucesso entre as duas marcas. Já temos a loja Samsung no Itaú, e agora estamos evoluindo com a estratégia de recorrência – modelo já testado em outros negócios do banco, com resultados positivos bastante expressivos. Tudo isso com uma oferta de alto valor para os clientes, que poderão ter um smartphone pagando cerca de 60% do valor”, explica Carlos Formigari, diretor do Itaú Unibanco, em nota.

Lançada em 2021, a loja Samsung no Itaú fica dentro dos apps do banco e conta com uma prateleira que inclui de smartphones e notebooks a geladeiras e ar-condicionado, somando cerca de 150 itens dessas e outras categorias.

“A proposta do Sempre de Samsung é que as pessoas tenham à disposição os produtos Samsung com as menores parcelas do mercado. É uma grande iniciativa com foco em nossos consumidores, trazendo o que há de melhor no mercado da tecnologia e no atendimento personalizado, um diferencial que está fortemente presente no DNA de ambas as marca”, afirma Bruno Costa, diretor de serviços e inovações da Samsung Brasil, em nota.

Creditas e ZAP+ lançam plataforma para imobiliárias

A Creditas, fintech de crédito com garantias, e o ZAP+, ecossistema imobiliário da OLX Brasil, fecharam uma parceria para lançar uma plataforma de soluções para as imobiliárias. O serviço vai oferecer produtos financeiros digitais e integrados, incluindo home equity, marketplace de financiamento (por meio da Kzas Kredito, comprada este ano pela Creditas), entre outras soluções.

Conforme explica Maria Teresa Fornea, a Tetê, vice-presidente da unidade Home da Creditas, grande parte das negociações de venda e de locação de imóveis é feita pelas imobiliárias tradicionais, mas o cenário mostra que players digitais vêm ganhando espaço.

“É cada vez mais importante que as imobiliárias também tenham acesso a produtos financeiros digitais para serem ainda mais competitivas, agilizarem seus processos e alavancarem seus negócios. A plataforma chega para que possam oferecer um guarda-chuva mais amplo de serviços, atraindo pessoas e expandindo seus negócios”, afirma ela, em nota.

A Creditas nasceu fazendo crédito com garantia de imóveis e veículos e nos últimos anos vem diversificando sua atuação. Atualmente, opera com três ecossistemas: auto, imóveis e benefícios corporativos.

Arara Seed fecha parceria com Ativa Investimentos

A Arara Seed, plataforma de crowdfunding com foco no agronegócio (você leu sobre a startup no Finsiders), acaba de anunciar uma parceria com a corretora de valores Ativa Investimentos, com o objetivo de ampliar a atuação de mercado de ambas as empresas.

“Podemos dizer que será um relacionamento de ganha-ganha. Enquanto a Ativa aumenta a oferta de produtos aos seus investidores em um segmento promissor, nós iremos contar com um reforço financeiro a ser aplicado nas startups investidas por meio da nossa plataforma”, diz Henrique Galvani, COO e sócio-fundador da Arara Seed, em nota.

Localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a Arara Seed nasceu com o intuito de revolucionar a aplicação de recursos em startups no agribusiness, sendo a primeira plataforma com essa proposta voltada para o segmento. Até 2030, a Arara Seed pretende investir em 100 startups, movimentando aproximadamente R$ 120 milhões no agro.

Gorila lança serviço de APIs para empresas

O consolidador de investimentos Gorila lançou um serviço de APIs que permitirá com que instituições financeiras, escritórios de investimentos e outras fintechs criem seus próprios consolidadores. O serviço, chamado GorilaCORE, foi anunciado oficialmente na última quinta-feira (17), durante evento da fintech, em São Paulo.

Em meio ao Open Finance, o Gorila na prática abriu sua infraestrutura tecnológica para o mercado. A fintech tem hoje mais de 500 mil usuários e R$ 30 bilhões em patrimônio cadastrado. São atendidos investidores pessoas físicas por meio do aplicativo Gorila e clientes institucionais pelo GorilaPRO e GorilaFLOW.

O Gorila já abria sua infraestrutura para algumas corretoras e escritórios de assessores, mas não como um produto de prateleira – tal qual o GorilaCORE. Agora o serviço ficará disponível para qualquer player que queira aprimorar a experiência do investidor.

“O mercado caminha nessa direção, com cada cliente abrindo conta em diferentes instituições financeiras, de acordo com a oferta de cada tipo de produto”, analisa Guilherme Assis, cofundador e CEO do Gorila, em nota. “Quem perceber que o valor de verdade está na qualidade da assessoria e experiência oferecidas vai largar na frente.”

*A seção Radar publica uma curadoria de notícias curtas e relevantes sobre aportes, operações de M&A, parcerias, lançamento de soluções, entre outras novidades que interessam ao mercado de fintechs.

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